PUBLICADO EM 27 de abr de 2021
COMPARTILHAR COM:
Colunista João Donizete Scaboli

Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças decorrentes do trabalho

O dia 28 de abril é uma data de reflexão e manifestação de solidariedade a todos os trabalhadores que, infelizmente, ainda adoecem nos ambientes de trabalho e por todos os familiares e companheiros que perderam entes queridos em decorrência de acidentes de trabalho.

A data foi criada em memória de 78 mineiros que morreram em 28 de abril de 1969, depois de uma grande explosão em uma mina em Virginia, nos Estados Unidos. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; e no Brasil, o dia 28 foi instituído por meio da Lei nº 11.121, no ano de 2005.

Nesta data, em que repensamos todo o nosso trabalho em prol da saúde e integridade física e psíquica dos trabalhadores, destacamos a necessidade de continuar um movimento que possa fortalecer treinamentos, organização, gestão e planejamento nas áreas da saúde do trabalhador.

Vamos valorizar avanços, conferências, convenções de segurança, estadual, nacional, internacional, normas regulamentadoras, política de saúde do trabalhador e da trabalhadora.

Temos que conscientizar trabalhadores, empregadores e instâncias governamentais! Defender o trabalho decente, mais seguro e saudável é garantir uma vida com qualidade! E todos saem ganhando!

João Donizete Scaboli,
Diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR,
Adjunto da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical,
Membro do Conselho Nacional de Saúde (pela Força Sindical) e
Diretor DIESAT

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Rádio Peão Brasil

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS