PUBLICADO EM 23 de dez de 2021
COMPARTILHAR COM:

Carnaval: SP cancela blocos e governo da Bahia diz ser impossível festa

Cortejo do bloco Ritaleena, no pré-carnaval de Sao Paulo, realizado na rua dos Pinheiros, em 2020 – Foto: Julia Chequer/Divulgação

O final de 2021 foi assolado pelas notícias sobre a variante do coronavírus Ômicron e a nova gripe. Com isso, diversos setores têm reavaliado suas operações para o início do ano que vem, e Rui Costa (PT), governador da Bahia, na manhã desta quinta-feira (23), por exemplo, declarou que “ficou impossível fazer o Carnaval” de 2022.

“Continuamos tendo mortes relacionadas à Covid-19, e agora já passamos a ter falecimentos relacionados à gripe”, declarou. “Então, alguém falar de Carnaval a essa ‘altura do campeonato’ está querendo ser irresponsável com a vida… e eu não estou nesse grupo”.

Rui destacou ainda que não há nenhuma condição quando “tenho 2 milhões e meio de pessoas com atraso na vacinação. Já temos risco suficiente em admitir festas com 5 mil pessoas, imagine com 3 milhões. Então vamos devagar”.

Ele cita ainda os países na Europa que adotaram novas medidas restritivas. Paris, na França, por exemplo, cancelou a festa de Réveillon, enquanto a Holanda determinou um lockdown por três semanas.

“Não queremos voltar a perder tanta gente como perdemos”, disse. A declaração aconteceu durante ato inaugural no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador.

No Twitter, o governador também afirmou que: “É evidente que eu gostaria de anunciar que teremos Carnaval, mas não posso fazer isso se, em 45 dias, os números não caem!”

É evidente que eu gostaria de anunciar que teremos Carnaval, mas não posso fazer isso se, em 45 dias, os números não caem! Precisamos de cautela e paciência. Sei que estamos cansados, mas não anunciarei medidas que possam fazer a Bahia entrar em um novo surto de #coronavírus.

Questionada pela CNN, a prefeitura de Salvador informou que não irá se pronunciar sobre o assunto: “Não haverá declaração da Prefeitura no momento”.

O Carnaval da Bahia é uma das festas mais aguardadas anualmente.

Outras festas
O avanço da variante e o crescimento nos casos da Influenza também resultou no cancelamento de 24 blocos de rua que participariam do Carnaval de São Paulo no próximo ano. A lista foi publicada nesta quinta-feira pelo Diário Oficial. Veja abaixo:

Fresquinhas
Tarsilas & Andrades
Arena Folia
Bloco do Abrava
Bloco do Piruka/Kondzilla
Cobra Criada
BLOCO DA OSE
Bloco Filhas da Lua
O Baile
Bloco TT
CARNA-GRIME
KiaMor de Carnaval
Bloco das Gloriosas
O Baile
Banda Mon Amour
Bloco de Rua Vem Ku Nóis Ó
Bloco Carnavalesco Bufalos de
Vila Prudente
CARNAFLUXO
Vra Power
Bloco do Fubá
Conselho do Samba
Bloco Te Amo Mas Só Como
Amigo
Afoxé Filhos de Gandhy SP
Pipoca da Rainha

No Diário também estava escrito que: “A autorização definitiva para a realização do Carnaval de Rua da Cidade de São Paulo em 2022 está condicionada à liberação pela COVISA (Coordenadoria De Vigilância Em Saúde)”.

Em 27 de novembro, a prefeitura de São Paulo havia divulgado a primeira lista dos blocos de rua do carnaval de 2022.

Fonte: CNN Brasil

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS