PUBLICADO EM 04 de maio de 2018
COMPARTILHAR COM:

Documentário sobre a história do Sindimetal-RJ estreia nesta sexta (4)

Nesta sexta-feira (4), às 18h30, será lançado no Cinema Odeon, Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, o longa-metragem Entre Greves que conta a história centenária do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-RJ). Com direção de Adil Lepri, produção de Diana Iliescu e Nely Coelho da Ginja Filmes, o documentário apresenta trechos fundamentais da história política do país sob o ponto de vista dos trabalhadores.

Dentre os episódios retratados, podemos destacar a construção da sede do Sindimetal-RJ em Benfica, através da doação de um dia de trabalho de cada sindicalizado; a revolta dos marinheiros em 1964, quando se amotinaram no sindicato; e as mais importantes greves dos últimos cem anos, desde a primeira greve geral de 1917, passando pelas grandes paralisações dos anos 1970 e 1980, até o momento atual, com o desmonte da indústria naval carioca e a revisão da legislação trabalhista.

Com narração do ator Bemvindo Sequeira, o longa conta ainda com a participação de historiadores, operários, parlamentares e diversas lideranças sindicais, como o atual presidente do Sindimetal-RJ, Jesus Cardoso. “A história desta categoria é marcada pela luta. Apesar de toda repressão que já tivemos no Sindicato, os metalúrgicos sempre estiveram na linha de frente pela democracia, soberania e pelos direitos dos trabalhadores”, declara Cardoso.

Confirme presença na página do evento aqui.

A exibição terá entrada gratuita, com distribuição de pulseiras meia hora antes do início da sessão. Após a pré-estreia, o filme passará pelo circuito dos festivais de cinema. Em 2019, o documentário será exibido na televisão.

Ficha Técnica

Roteiro, Direção e Montagem ADIL LEPRI Produção Executiva e Direção de Produção DIANA ILIESCU e NELY COELHO Produtora Associada DANI LAURÍA Assistência de Direção e Pesquisa ALINE CASTELLA Direção de Fotografia e Câmera GREGORI BASTOS Câmera Adicional ADIL LEPRI, DIANA ILIESCU, LUIAN VALADÃO Som direto MARCIO BERTONI e PEDRO MOREIRA Som Adicional FÁBIO CARNEIRO LEÃO Trilha Original, Edição de som e Mixagem BERNARDO GEBARA Narração BEMVINDO SEQUEIRA Correção de cor FABRICIO BATISTA Assistência de Produção GUILHERME BARCELOS, CRIS MONTEIRO, NATALIA AZEVEDO e MOYSÉS LAGARES Designer THIAGO VENTUROTTI

Realização: Ginja Filmes

Apoio: Sindimetal-RJ

Serviço

O que: Estreia do filme Entre Greves

Local: Cinema Odeon, Cinelândia, Rio de Janeiro

Data: Sexta-feira (4)

Horário: 18h30

Classificação: Livre

Ingressos: Gratuitos

Leia também: Ciclo Nacional de Palestras Formativas do CES começa dia 22

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS