PUBLICADO EM 15 de maio de 2023
COMPARTILHAR COM:

Servidores defendem reposição salarial para manter IPE Saúde solidário

Foto: Bruna Karpinski

Dirigentes e servidores defenderam que a reposição salarial é fundamental para a reestruturação do IPE Saúde em reunião pública realizada na sede do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs), em Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (11/5). Cerca de 40 pessoas participaram do encontro, promovido pela subcomissão da Assembleia Legislativa do RS que debate a situação do instituto.

O vice-presidente do Sintergs, Danilo Luiz Chiaradia Krause, recordou o tempo em que o IPE Saúde tinha sustentabilidade financeira e fez questão de sublinhar a dívida de R$ 356 milhões que o Estado tem com o instituto pelo não repasse dos valores de precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs), apontamento feito pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (Cage). “O Estado não cumpre o seu dever de fazer os repasses”, afirmou Krause.

O deputado Thiago Duarte (União Brasil), relator da subcomissão do IPE Saúde, relatou o descredenciamento recente de mais de 300 médicos. “A inércia nos leva para terminar o ‘plano’. E não é figura de linguagem”, disse o parlamentar, referindo-se equivocadamente ao IPE Saúde, que não é um plano e sim um sistema solidário de amparo aos servidores.

O público presente participou ativamente do debate, trazendo informações e questionamentos. A reunião pública se estendeu por mais de duas horas. Os servidores e dirigentes reforçaram a importância de manter o caráter solidário do IPE Saúde e alertaram sobre o impacto que a mudança proposta pelo governo terá no Sistema Único de Saúde (SUS), caso aprovada.

Também participaram da mesa o advogado Matheus Ayres Torres, representando a OAB, e Marco Aurélio Panzenhagen, representando a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (Fehosul). Ambos relataram ver a situação com preocupação. Do sindicato, estavam presentes as diretoras Angela Antunes de Souza e Raquel Fiori, os diretores Daniel Lima Gonzaga, Guilherme Toniolo, Joanes Machado da Rosa, Nelcir André Varnier e Valdir Bandeira Fiorentin e Ana Lúcia Touguinha Weidle, representante dos aposentados.

Fonte: Assessoria de Comunicação SINTERGS

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS