PUBLICADO EM 09 de ago de 2021
COMPARTILHAR COM:

Na primeira semana da Campanha Salarial, metalúrgicos de nove fábricas aprovam pauta

A primeira semana da Campanha Salarial 2021 começou com tudo. Companheiros de nove fábricas de São José dos Campos e Santa Branca participaram em peso das assembleias e aprovaram a pauta de reivindicações.

Este ano, a Campanha Salarial reivindica reajuste de 15%, com manutenção e ampliação dos direitos previstos nas Convenções Coletivas.

Também está exigindo a vacinação imediata de toda a população. Durante as assembleias, os dirigentes sindicais estão conversando com a categoria sobre a necessidade de fortalecer a luta contra o governo Bolsonaro. A alta da inflação, por exemplo, é reflexo da política econômica dele.

Entrega da pauta

A pauta foi entregue aos representantes patronais na segunda-feira (2). O documento foi protocolado pelo Sindicato junto a 15 representantes empresariais, entre sindicatos e associações patronais, e a duas empresas diretamente: Caoa Chery e Avibras.

Em seguida, os companheiros começaram as mobilizações. Ao todo, houve assembleias em nove fábricas nesta semana, começando pela Embraer Faria Lima, em São José dos Campos, na terça-feira (3).

Na quarta (4), as assembleias ocorreram na Parker Filtros, na Ericsson e na Embraer Eugênio de Melo. Na quinta (5), foi a vez dos operários da Wirex Cable, em Santa Branca, da Eleb e da Sonaca, na zona sul de São José.

Nesta sexta (6), a pauta foi votada pelos operários da Aernnova e da Eaton, também em São José dos Campos.

Em todas as assembleias, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2021 foi aprovada.

Choradeira já começou

Enquanto a categoria segue mobilizada para garantir aumento real e manutenção e ampliação de direitos, a choradeira dos patrões já começou.

Na primeira reunião com o patronal Sindipeças (fábricas de autopeças), as negociações com o Sindicato já terminaram em impasse. A mesa de negociação ocorreu por meio de videoconferência, na quinta-feira (5).

Os patrões quiseram rebaixar a proposta de 15% de reajuste e disseram que, se conseguirem chegar à inflação do período, deverão propor um reajuste parcelado. A projeção da inflação de setembro de 2020 a agosto de 2021 está entre 9,5% e 10%, pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). A análise foi feita pelo Ilaese (Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos).

O Sindipeças também se mostrou intransigente diante das cláusulas sociais apresentadas para a Convenção Coletiva. Para o patronal, a estabilidade dos lesionados só deveria ser de 48 meses, e não mais até a aposentadoria, como prevê a Convenção atual.

A comissão do Sindicato recusou as propostas do Sindipeças na própria mesa de negociação.

“Mesmo lucrando alto, todo ano os patrões reclamam do índice de reajuste para tentar rebaixar o salário do trabalhador e retirar direitos. Mas nós não vamos aceitar propostas descabidas como essas. A Campanha Salarial já começou com alerta e mobilizações. A luta seguirá firme rumo aos 15%”, afirma o secretário-geral do Sindicato, Renato Almeida, integrante da comissão da Campanha Salarial.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS