PUBLICADO EM 10 de mar de 2018
COMPARTILHAR COM:
Colunista Gleisi Hoffmann

O golpe é machista e misógino

Gleisi Hoffmann é senadora da República e presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT)Esta semana, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Senado Federal realizou uma sessão solene para homenagear as 26 parlamentares constituintes que participaram diretamente do processo de construção da nossa Carta Magna. Destacar a importância da representação feminina na conquista de direitos e garantias constitucionais específicas para mulheres ou voltadas para o bem-estar social é um reconhecimento legítimo.

Mas não pude deixar de registrar que aquele espaço de decisões, o Congresso Nacional, há bem pouco tempo, também foi cenário da imposição do golpe contra o governo da Presidenta Dilma, a fim de promover o desmonte justamente dos direitos e garantias da Constituição Federal de 1988. Seria irônico, se não fosse vergonhoso e cruel.

Além das garantias constitucionais de igualdade entre homens e mulheres, na proteção e seguridade social, o golpe atingiu as mulheres com o desmonte de polīticas públicas inclusivas. Na área do enfrentamento da violência contra as mulheres, esse desmonte representa o abandono também de programas que fazem diferença na efetividade da Lei Maria da Penha. É lamentável!

A Força Sindical, que desenvolve campanhas através da sua secretaria nacional e dos seus coletivos de mulheres, visando combater a violência e a desigualdade, sabe o quanto esses retrocessos prejudicam toda a população. Não é à toa que a cor laranja das lutas sindicais da organização simboliza também a bandeira internacional da não-violência às mulheres.

Estamos juntas nessa luta pelos direitos das mulheres, em defesa da classe trabalhadora, pela ampliação da participação das mulheres na política e nos espaços de decisão, contra os retrocessos, bem como na resistência democrática por um país melhor para todas e todos!

Ao longo da história, a unidade das trabalhadoras e dos trabalhadores em torno de causas comuns e da justiça social sempre foi a força transformadora que impulsionou as conquistas da nossa gente.

Gleisi Hoffmann é senadora da República e presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT)

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS