PUBLICADO EM 28 de set de 2021
COMPARTILHAR COM:

Servidores protestarão contra ‘PLC’ do prefeito, nesta terça-feira (28), na Câmara de Santos

Na foto, ‘card’ do Sindest convoca a categoria contra projeto previdenciário de Rogério Santos

O sindicato dos 12 mil servidores estatutários municipais e 4 mil aposentados de Santos (Sindest) convoca a categoria para protestar, às 15 horas desta terça-feira (28), na câmara municipal.
Nesse horário, começará a sessão ordinária dos 21 vereadores que votarão, em primeira chamada, o projeto de lei complementar (plc) 30-2021, do prefeito Rogério Santos (PSDB).
O projeto altera a legislação previdenciária, aumenta o tempo para aposentadoria do funcionalismo e obriga os aposentados a contribuírem com o instituto municipal de previdência Iprev.

Entrou por um ouvido, saiu pelo outro

O presidente do legislativo, Adilson dos Santos Júnior (PP), pautou a primeira votação do projeto, que o prefeito enviou com ordem de urgência, para o último dia de prazo.
O presidente do Sindest, Fábio Pimentel, espera que os vereadores sejam coerentes com o requerimento que aprovaram, semana passada, por unanimidade, propondo a Rogério Santos a retirada da urgência.
O ofício com a aprovação do requerimento, da vereadora Telma de Souza (PT), foi enviado à prefeitura na quinta-feira (23). “O pedido dos vereadores entrou por um ouvido e saiu pelo outro”, diz Fábio.
O sindicalista acha que o prefeito “avacalhou os parlamentares. Só faltou dizer que considera a câmara um puxadinho da sua administração. Resta saber como eles reagirão na hora de votar”.

Protesto no sábado

O Sindest convoca a categoria também para o protesto de sábado (2), às 10 horas, no sambódromo da zona noroeste, contra o governo federal e sua política econômica.
Um dos pontos da manifestação é a proposta de emenda constitucional (pec) 32-2020, que prejudica 11 milhões de servidores municipais, estaduais e federais.
A medida, segundo Fábio, ataca também os serviços públicos como os de saúde, educação e segurança. E foi aprovada, por 28 votos a 18, na comissão especial da câmara federal, na quinta-feira (23).
A reforma será apreciada em plenário nos próximos dias. O presidente do Sindest defende que a categoria faça greve nacional contra a medida.

Como foi a votação

Votaram sim: Arthur Maia (DEM-BA), Kim Kataguiri (DEM-SP), Samuel Moreira (PSDB-SP), Alceu Moreira (MDB-RS), Alex Manente (Cidadania-SP), Aroldo Martins (REP-PR), Bosco Costa (PL-SE)…
… Carlos Jordy (PSL-RJ), Coronel Tadeu (PSL-SP), Darci de Matos (PSD-SC), Euclydes Pettersen (PSC-MG), Evair de Melo (PP-ES), Fernando Monteiro (PP-PE), Gastão Vieira (Pros-MA)…
… Giovani Cherini (PL-RS), Henrique Paraíso (REP-SP), Lucas Gonzalez (Novo-MG), Luiz Lima (PSL-RJ), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Marcelo Moraes (PTB-RS), Mauro Lopes (MDB-MG)…
… Misael Varella (PSD-MG), Paulo Ganime (Novo-RJ), Ricardo Barros (PP-PR), Roberto Alves (Republicanos-SP), Sergio Souza (MDB-PR), Stephanes Júnior (PSD-PR) e Tiago Mitraud (Novo-MG).

Votaram não: Alencar S. Braga (PT-SP), Ivan Valente (PSOL-SP), Paulinho Pereira da Força (SDD-SP), Rui Falcão (PT-SP), Alcides Rodrigues (Patriota-GO)…
… Alice Portugal (PCdoB-BA), André Figueiredo (PDT-CE), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Gervásio Maia (PSB-PB), Israel Batista (PV-DF), Joenia Wapichana (Rede-RR), Leo de Brito (PT-AC)…
… Léo Moraes (Pode-RO), Márcio Labre (PSL-RJ), Milton Coelho (PSB-PE), Rogério Correia (PT-MG), Sebastião Oliveira (Avante-PE) e Wolney Queiroz (PDT-PE).

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS