PUBLICADO EM 08 de jun de 2022
COMPARTILHAR COM:

Petroleiros se unem contra privatização

A Federação Única dos Petroleiros (FUP-CUT) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se uniram contra a privatização total da Petrobras e em defesa da categoria. A iniciativa conjunta visa conscientizar parlamentares e assessores no Congresso sobre o plano do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, que pretende apresentar Projeto de Lei que privatiza totalmente a estatal.

Segundo informam as entidades, Lira afirmou no dia 30 de maio que é necessário quórum específico de mais de 308 votos no Congresso para aprovação de Projeto que privatize a empresa. Apesar disso, o deputado acredita que há possibilidade de vender parte das ações da Petrobras, fazendo com que o governo deixe de ser o sócio majoritário.

Com esta ameaça vinda de Brasília, as duas Federações dos Petroleiros uniram forças e percorrem gabinetes na Câmara, a fim de dialogar com parlamentares para que tal projeto não seja aprovado.

De acordo com Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, o governo tenta mascarar a alta dos combustíveis culpando a Petrobras, com ose não fosse o acionista majoritário. “As discussões estavam girando em todno dos aumentos nos combustíveis. Mas percebmos nesta semana que o governo e seus alidos querem acelerar a privatização da estatal. Não podemos permitir”, afirma o dirigente.

Para o sindicalista, existe falta de vontade do governo em abaixar os preços dos combustíveis para provocar o caos e fazer a população acreditar que, se vender a empresa, os preços cairão. “É óbvio que isso não vai acontecer, basta ver o que ocorre com a vendas das refinarias da Petrobras”, completa Bacelar.

Agenda – O calendário de mobilizações dos petroleiros segue até dia 10, com reuniões no Congresso com lideranças partidárias e bancadas de oposição. A ideia é alertar sobre prejuízos em caso de privatização da empresa. Na próxima semana, a Brigada Petroleira segue em Brasília.

Fonte: Agência Sindical

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS