PUBLICADO EM 10 de jul de 2018
COMPARTILHAR COM:

Paulo Vannuchi debate conjuntura política com sindicalistas, em Taubaté

Organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e pela subsede da CUT Vale do Paraíba, a palestra Análise de Conjuntura e Política no Brasil reuniu mais de cem dirigentes sindicais de várias categorias da região, no auditório do Sindmetau na noite dessa quarta-feira (4).

O palestrante foi o jornalista Paulo Vannuchi, ministro dos Direitos Humanos no governo Lula. Ele afirmou que se surpreendeu com o clima diferente no Sindicato, reflexo de uma mudança na conjuntura nacional. “A energia dessa plenária, dos dirigentes sindicais, com a cabeça erguida e com esperança é o oposto de dois anos atrás.”

Segundo ele, o cenário em 2016 era de perplexidade, confusão pelo impeachment e a promessa do golpe de que o Brasil ia melhorar. “Mas hoje a situação é a de desemprego crescente. A disparada do dólar vai trazer a inflação. Há uma desesperança.”

Para Vannuchi, a situação é como o próprio Lula já declarou: “quando era presidente do Brasil, o povo sorria, comia, estudava e viajava.” Por isso, na opinião do jornalista, o processo eleitoral deste ano será o momento de confirmar a indignação do povo brasileiro.

“Mesmo preso, Lula segue líder nas pesquisas e em São Paulo ele terá a companhia e apoio de todos os candidatos a deputados para resgatar a democracia no Brasil e anular a reforma trabalhista, que devolve as condições de trabalho em nosso país para a idade da escravidão”, enfatizou Vannuchi.

De acordo com o ex-ministro dos Direitos Humanos, isso será necessário para que o trabalhador volte a ser respeitado, readquira seus direitos e que as empresas tenham medo de demitir e de terceirizar. “Esse será o primeiro passo para impulsionar os trabalhadores metalúrgicos e de outras categorias na jornada de resistência dos próximos meses.”

Conhecimento

Para o secretário de Formação do Sindmetau, Edenilson Andrade de Abreu, o Liu, a palestra de Paulo Vannuchi marcou o início de um ciclo na entidade. “Nosso objetivo é trazer sempre um palestrante que possa oferecer conhecimento de diversas áreas, como política, economia, desenvolvimento entre outras. Queremos contribuir com a formação dos nossos dirigentes.”

Leia também: Padeiros de SP: Sindicato patronal não assina a Convenção Coletiva e prejudica a categoria

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS