PUBLICADO EM 03 de jan de 2019
COMPARTILHAR COM:

Paulo Guedes diz que vai abandonar ‘a CLT, Consolidação das Leis do Trabalho’

Guedes chamou de “fascista” a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prometeu substituí-la por uma carteira de trabalho “verde e amarela”

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, em seu discurso de posse, que o governo vai “inovar” e abandonar a legislação trabalhista, que ele chamou de “fascista”. Ele se referiu à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), criada em 1943, que reúne toda a legislação trabalhista garantindo, nos contratos de trabalho, condições mínimas de salubridade, direitos sociais e direito de organização e de negociação coletiva dos trabalhadores, e acenou para a criação da “carteira de trabalho verde e amarela”, que contempla menos direitos.

“Nós temos que libertar as futuras gerações do regime trabalhista e previdenciário que nós temos hoje. O governo democrático vai inovar e abandonar a legislação fascista da Carta del Lavoro [nome da CLT em italiano]”, afirmou o super ministro de Bolsonaro.

Outras mudança significativa proposta é a simplificação da reforma tributária. O objetivo de Guedes é criar uma espécie de imposto único reunindo entre 7 e 8 impostos, como PIS e IPI. “Vamos abrir a economia, simplificar impostos, privatizar, nós vamos descentralizar os recursos para Estados e municípios”, continuou.

Segundo o ministro, com a venda dos ativos do Estado, o governo “talvez” controle a dívida nominal, usando o conhecido exemplo do bolo que precisa crescer.

“Se a gente conseguir [isso, em] dois, três, quatro anos, acelerando privatizações, travar esses gastos, eles se dissolvem, porque a economia vai crescer 3%, 3,5%, com mais 3,5%, 4% de inflação. O bolo cresce, se essas empresas, nominalmente, são mantidas estáveis dois, três anos. [Resolveremos] essa asfixia de recursos para Saúde, para Educação, para Cidadania e o Brasil deixará de ser o paraíso dos rentistas e o inferno dos empreendedores”.

Guedes aproveitou também reafirmou ideias colocadas durante a campanha eleitoral como:

“A máquina do governo virou uma gigantesca engrenagem de transferências perversas de renda, em todas as suas dimensões. Se for aos bancos públicos, têm campeão nacional [que] pegou empréstimo, e não a pequena e média. Não foi para o pequeno crédito que os bancos se perderam. Eles se perderam nos grandes programas onde piratas privados, burocratas corruptos e criaturas do pântano político se associaram contra o povo brasileiro”.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

  • Lidia kutacho

    Concordo, preciso inovar,pq Brasil já faturou e estagnou. Precisamos desenvolver muito e é c exemplos de países de primeiro mundo q chegamos lá
    Privatiza tudo. Sempre fui a favor, chega de pendurar paletós.

  • Ivone moraes

    Muito bom ministro, a tua ideia é de país de primeiro mundo, que Deus ilumine sempre a tua mente, e te dê sabedoria para administrar esse país tão amado por Deus e por todos os brasileiros.

  • Zilda Barros

    Não acredito em nada para melhor para os pobres no meus 82 não vim político fazer nada para os pobres só vejo eles fazerem para eles que só olha para eles próprios não acredito em papai Noel

  • Gerson aparecido viana

    Concordo plenamente com está ideia vamos acabar com tudo isto que está atrasando o país

  • EDEZIO GRANDO

    Eu concordo em acabar com a CLT mesmo. Se essa lei funcionasde, não teríamos tantos processos trabalhistas no Brasil.
    Hoje, os empregados tem mais direitos que o empregador que, aliás, só tem deveres.
    Chega da tutela do Estado. Viva o liberalismo econômico.

  • Framcisco mateus

    Eu to com ele

  • Gledys

    É impressionante como as pessoas são dependentes do Estado, estão engessadas e não sabem caminhar com as próprias pernas, façam me o favor, tenho 26 anos de trabalho no regime estatutário e nem fundo de garantia tenho e nem por isso morri e fiz meu pé de meia e se tivesse abandonado o serviço público há muito tempo atrás e tivesse partido para o trabalho informal teria sido mais lucrativo pagando uma aposentadoria privada do que pagando uma previdência social. Precisamos sair da zona de conforto e procurar empreender, agora com novas iniciativas teremos mais chances, chega de políticas assistencialistas aff

  • Severino Augusto dá silva

    Ministério do trabalho era o ultimo órgão quê defendia os trabalhadores da escravidão

  • Romulo

    Para os que não entenderam o porquê de chamar a CLT de fascista. Não é um mero adjetivo, como ultimamente tem sido usado quase sempre de forma equivocada. É que a CLT e todo o modelo trabalhista e sindical foi criada pelo Vargas inspirada na carta de Lavoro, do regime fascista italiano do começo do século XX.
    Nem sempre simplificar significa perder. Nos EUA, a forma de pagamento é muito.mais simples e sem tantos direitos a diferentes verbas, como é aqui, e mesmo assim ganha-se bem mais no final das contas

  • mari adeliam

    e agora que o trabalhador se ferra mesmo mesmo com as leis do trabalho q os protegiam ja estava dificil imagina agora como vai ser serao tdos escravos .resumindo lei da escravidao.

  • Jefferson

    O senhor Paulo Guedes, inventa consiguinas o tempo todo como o governo q ele faz parte, fala sem conhecer, tem uma foto brasileira muito famosa com pessoas, homens, mulheres e crianças fugindo da Itália, fugindo do FACISMO, aportando em Santos-SP, aos milhares. Até os italianos se esqueceram, mas eu não. E agora vem falar de FACISMO, tirar direitos daqueles que menos tem, lhe dou uma dica…Tira das as aposentadorias especiais dos exército, tira dos senadores q apenas com um terço já tem aposentadoria especial, com despesa médica paga pra ele e sua família por tempo vitalício, tira do absurdo dos vários benefício concedido ao judiciário, inclusive com o teatro orquestrado pelo supremo, deram 16 por cento de aumento, com a condição de abrir mão do reembolso de 4 MIL REAIS DE MORADIA, e o que aconteceu, deixaram uma brecha na justiça e agora estão indo atrás desse cascalho, e aos ex presidentes que ganham também o seu pequeno quinhão adivinhem …. vitalício, e os governadores…rsrs.. TAMBÉM.
    Essa é a minha dica, e olha que não precisei estudar no exterior pra ver isso.

  • Eliane Rosa Pittner

    Será que o Sr. Ministro Paulo Guedes aceita trabalhar com a Carteira Verde e Amarela e ganhar o novo salário mínimo?

  • GEOVÁ

    Agora à lei é dele, ainda chama a CLT de farcista, quando na verdade o facismo está nesse governo ditadorial, que vai eliminar os direitos dos trabalhadores para beneficiar a classe multimilionária.

  • Marcelo

    Tem que começar fazendo uma reforma política. Uma cambada de safados que se aposentam com 8 ano. Sem contar que além de políticos muitos são donos de empresas. Kkkkk

  • Marilza Marron

    Esses foram, junto com Sérgio Moro, as melhores aquisições do governo Bolsonaro. Parabéns! Deram aula de neo liberalismo.

  • Roberto Zanarolli da Costa

    A única coisa que é certeza é a mão de obra praticamente escrava, muitos acidentes de trabalho e no futuro milhões de trabalhadores com doenças por consequência do fim da proteção ao trabalhador.

  • Geordean Barros

    Facista é ele que quer tirá os direitos dos trabalhadores fazendo volta ao trabalho escravo onde não tem direito a ferias e nada a mais…Onde vai favorecer aos empregados que vão enriquecer a custa dos trabalhadores que não geram direito a ma8s nada….E ficaram submissos aos empresários…

  • rita de cassia vianna gava

    Algumas formas de financiamento poderá mudar
    É importante incentivo às pequenas empresas.
    Mas é muito complexo tirar direitos conquistados há décadas. E é muito complexo para uma pessoa só resolver com sua megalomania, perigo a vista.
    Percebendo sinais

QUENTINHAS