PUBLICADO EM 30 de mar de 2023
COMPARTILHAR COM:

Ministério do Trabalho e Emprego reabre biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou da reabertura da biblioteca Sérgio Buarque de Holanda, nesta quarta-feira (29), no anexo do edifício sede do ministério. O MTE contou com a parceria da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), que doou títulos de autoras mulheres para o acervo da biblioteca em comemoração às atividades realizadas pelo ministério durante o mês da mulher.

Na ocasião, o ministro do Trabalho e Emprego e a presidente da FUNAG, embaixadora Márcia Loureiro, assinaram um Termo de Doação de Acervo Literário, em sua maioria de autoras mulheres.

Para o ministro Luiz Marinho a reinauguração da biblioteca só foi possível graças a resistência dos servidores do ministério. “Hoje é um dia que tem que ser olhado com alegria em razão do resgate da biblioteca graças ao esforço dos servidores. A biblioteca não é do ministério, não é do ministro. A biblioteca é de vocês, é de pessoas. Então divulguem, incentivem as pessoas a frequentá-la e terem o prazer da leitura”.

Durante a cerimônia, a embaixadora Márcia Loureiro destacou estar feliz em participar da reinauguração. “É uma alegria ver a biblioteca Sérgio Buarque de Holanda em plena atividade, cumprindo a sua função social que é trazer informação e cultura para todos. Para a FUNAG, ter obras nossas incorporadas ao acervo da biblioteca, é uma oportunidade de tornar a nossa produção editorial conhecida”.

O bibliotecário Roberto Vieira da Silva, se emocionou durante o evento e agradeceu ao ministro do Trabalho e Emprego pela iniciativa. “Hoje é dia de agradecer. Agradecer por estarmos abertos, por aquela porta estar aberta. O ministro Marinho talvez não saiba o quanto ele é importante na abertura dessa porta. Muito obrigado!”.

Biblioteca Sérgio Buarque de Hollanda – Foi criada pela Portaria nº 13, de setembro de 2005. É especializada em tema Trabalho e auxilia os técnicos(servidores) na coleta, na organização, na pesquisa e na disseminação de informações sobe o tema. O acervo é composto por cerca de 19 mil títulos, divididos em obras de referência, acervo geral, acervo depositário, folhetos, periódicos e peças audiovisuais.

Fundação Alexandre de Gusmão – Foi instituída com base na Lei nº 5.717, de 26 de outubro de 1971, é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, que tem como objetivo básicos: realizar e promover atividades culturais e pedagógicas no campo das relações internacionais; realizar e promover estudos e pesquisas sobre problemas atinentes às relações internacionais e sobre a história diplomática do Brasil; divulgar a política externa brasileira em seus aspectos gerais e contribuir para a formação no Brasil de uma opinião pública sensível aos problemas da convivência internacional.

A FUNAG lançou recentemente sua nova Biblioteca Digital, com mais de 840 volumes para download gratuito, disponível no seguinte link: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/

Fonte: Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS