PUBLICADO EM 16 de dez de 2021
COMPARTILHAR COM:

Luto no sindicalismo: Morre Valdir Vicente de Barros, dirigente da UGT

Valdir Vicente de Barros

O secretário de políticas públicas e de assuntos de migração da UGT, Valdir Vicente de Barros, faleceu, na noite desta quarta-feira (16), aos 83 anos em decorrência de uma parada cardíaca.

O secretário-geral da UGT, Canindé Pegado, informou através de suas redes sociais esta importante perda para o movimento sindical.

No comunicado, Pegado lembra a trajetória do sindicalista que foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói. Além disso, Valdir viveu o período da ditadura quando foi preso político e anistiado. Foi também diretor da CNTI, participou da fundação da CGT, onde foi secretário de Relações Internacionais e participou da fundação da UGT.

Profundo conhecedor da legislação de migração, Valdir era expert em integração sindical das Américas. O sindicalista foi presidente e secretário geral do ICT, escola de formação sindical que capacitou milhares de dirigentes sindicais no país.

Veja a íntegra da nota:

A UGT perde mais um dirigente sindical.

Morreu Valdir Vicente de Barros.

Valdir foi presidente do sindicato dos metalúrgicos de Niterói; foi preso político e anistiado; foi diretor da CNTI; articulou a realização das ENCLAT-s e CONCLAT’s; foi fundador da CGT tendo sido o seu secretário de relações internacionais; foi fundador da UGT; era profundo conhecedor da legislação de migração; era expert em integração sindical das Américas; foi presidente e secretário geral do ICT (escola de formação sindical que capacitou milhares de dirigentes sindicais no país); foi fundador do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas da UGT;atualmente era o secretário de políticas públicas e de assuntos de migração da UGT.

VALDIR foi muito mais que isto aí. Faleceu ontem, dia 15/12, à noite, por parada cardíaca, após ter sido internado, com a idade de 83 anos.

Quem lembrar de Valdir, Pernambucano que foi trabalhar ainda jovem nos estaleiros do Rio de Janeiro e se tornou um dos maiores dirigentes sindicais do país, vai lembrar também do seu jeitão amigo, brincalhão e companheiro de todos. Aprendi muito com Valdir Vicente.

Perdi um grande amigo. Que Deus o tenha em um bom lugar e que conforte a sua família.

Canindé Pegado, secretário-geral da UGT

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS