
Juventude sindicalista se une para construir uma força global
No dia 3 de novembro foi realizada a conferência da juventude da IndustriALL Global Union reunindo delegados de todo o mundo em prol dos jovens. Foram mais de 60 jovens sindicalistas que se encontraram para discutir os desafios que enfrentam no mundo.
A conferência destacou as dificuldades que os jovens sindicalistas estão enfrentando no atual momento. Muitos dos jovens têm suas vidas dominadas pelo trabalho, pelas responsabilidades familiares e pelas dificuldades financeiras.
As jovens sindicalistas relatam as dificuldades que enfrentam para falar das questões de gêneros em ambientes predominantemente masculinos.
Os delegados presentes na conferência sugeriram a criação dentro da IndustriALL para estabelecer um comitê global da juventude e comitês regionais que poderiam contribuir para as mudanças necessárias para os jovens.
Jonathan Cook, membro do grupo de trabalho global para jovens disse:
“O mundo é diferente de 30 anos atrás. Os sindicatos precisam entender a nova estrutura mundial em que vivemos. Precisamos organizar mais trabalhadores jovens e preservar o que os sindicatos conquistaram. Através da alteração da lei, a juventude, defender a mudança que queremos – precisamos lutar e venceremos””
Os participantes discutiram estratégias para organizar mais trabalhadores em sindicatos, compartilhando boas práticas como o contato com estudantes, a organização de visitas a museus e atividades de plantio de árvores, o uso de aplicativos móveis para oferecer incentivos econômicos aos jovens trabalhadores e a formação de grupos de estudo para se conectar com a juventude.
A organização de jovens trabalhadores é um ponto importante que foi destacado pela maioria dos delegados participantes da conferência.
Durante a conferência foi defendida a criação de uma academia de organização com módulos adaptados às necessidades de diferentes regiões. Alguns enfatizaram que os sindicatos desempenham um papel vital na construção de comunidades e na obtenção de apoio comunitário para os esforços de organização.
A presidente da IG Metall e vice-presidente da IndustriALL, Christiane Benner, afirmou que ela própria é fruto das estruturas e do empoderamento da juventude na Alemanha. A IG Metall está empenhada em construir estruturas juvenis mais fortes nos níveis nacional, regional e empresarial.
“Precisamos de dirigentes sindicais responsáveis pelas atividades juvenis e de recursos financeiros adequados para estruturas e organização da juventude.”
Baseando-se em sua experiência como ex-presidente do comitê nacional de jovens da IG Metall, Christiane Benner acrescentou que as estruturas juvenis precisam de recursos financeiros adequados para funcionar de forma eficaz, bem como de dirigentes sindicais dedicados e responsáveis pelo trabalho com a juventude.
A presidente da IndustriALL e da IF Metall, Marie Nilsson, disse:
“Jovens, vocês não são o futuro – vocês são o presente. Vocês são afetados pelas mudanças no mundo do trabalho e devem moldar a resposta sobre como será um ambiente de trabalho sustentável. Organizar trabalhadores além-fronteiras é a luta global dos sindicatos. Devemos fazer o mesmo pelos jovens trabalhadores, pois isso dá nova energia ao movimento. A solidariedade internacional é absolutamente essencial. Por favor, acreditem na mudança – o mundo precisa de jovens sindicalistas. Por favor, participem do movimento sindical e comecem a construir um futuro em torno dele.”
Leia também: Frentistas ampliam luta por mulheres, jovens e proteção trabalhista
































