PUBLICADO EM 17 de jun de 2026

Junho Violeta reforça proteção e respeito à pessoa idosa

Campanha Junho Violeta mobiliza sociedade gaúcha e fortalece ações de combate à violência contra a pessoa idosa com participação do Sindnapi

Junho Violeta reforça proteção e respeito à pessoa idosa

O Junho Violeta mobilizou instituições e lideranças no Rio Grande do Sul para ampliar a conscientização sobre os direitos da pessoa idosa e combater violências recorrentes.

Além disso, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) participou da abertura da Semana Estadual em Defesa da Pessoa Idosa, fortalecendo debates.

A iniciativa reuniu representantes do poder público, entidades civis e organizações sociais. Dessa forma, promoveu ações voltadas à proteção, valorização e inclusão social.

Segundo Eunice Luz, diretora de Assuntos Internacionais do Sindnapi, a campanha reforça a necessidade de mobilização permanente para enfrentar violações contra idosos.

“O mês foi escolhido para dar destaque ao dia 15 de junho, data definida pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa”, destacou Eunice.

Além disso, a dirigente explicou que a campanha busca alertar a população sobre abusos, negligência, abandono, violência psicológica e exploração financeira contra idosos.

“Com o Junho Violeta pretendemos debater as diferentes formas de violência que atingem a pessoa idosa e aperfeiçoar estratégias de proteção”, afirmou.

O encontro também reuniu autoridades do Legislativo, Judiciário e Defensoria Pública. Consequentemente, fortaleceu a articulação institucional em defesa do envelhecimento digno.

Participaram o deputado estadual Gerson Burmann, a juíza Betina Mostardeiro Mühle de Constantino, a defensora pública Renata Dapper e Reginete Bispo.

O diretor executivo do Sindnapi, Paulo Pomarola, acompanhou as atividades. Assim, o sindicato reafirmou seu compromisso com os direitos da pessoa idosa.

Leia também: NR-1 fortalece cultura de prevenção em Barretos

NR-1 fortalece cultura de prevenção em Barretos

COLUNISTAS

QUENTINHAS