PUBLICADO EM 10 de mar de 2025

Emancipação feminina reduz desigualdade social, diz presidente do SINPOSPETRO-RJ

A emancipação feminina reduz desigualdade social, promovendo a inclusão e fortalecendo o papel das mulheres na sociedade

Emancipação feminina reduz desigualdade social, diz presidente do SINPOSPETRO-RJA luta das mulheres vai muito além da conquista por direitos e é fundamental para a inclusão e a redução da desigualdade social.

A frase foi dita pelo presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, durante a homenagem às trabalhadoras do Posto Paraíso Lubrificantes.

O posto foi escolhido para o tradicional café da manhã do Dia Internacional da Mulher, uma vez que as mulheres são a maioria na empresa.

Eusébio disse que, apesar da resistência e das dificuldades impostas pelos homens, as mulheres superaram as adversidades e conquistaram o seu lugar na sociedade.

De acordo com ele, a mulher desempenha um papel importante e determinante na vida de todos, não somente por ser mãe, mas também por cuidar da sociedade.

O sindicato tem uma função pedagógica na sociedade, portanto, é preciso lembrar, quantas vezes for possível, da importância da mulher no ambiente de trabalho.

A mulher não compete com o homem, ela contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, alegre e humanizado.

Eusébio lembrou das mulheres que morreram lutando pela liberdade, respeito e dignidade. Ele disse que a trabalhadora precisa ter consciência e valorizar o dia 8 de março para que as injustiças sejam reparadas e não se repitam.

No Posto Paraíso Lubrificantes, em Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro, as mulheres coordenam os trabalhos desde a administração até a troca de óleo. Ana Paula da Silva Conceição, 42 anos, começou como frentista há nove anos e hoje é encarregada de pista.

Ela afirmou que, apesar de trabalhar em posto de combustível há mais de 20 anos, encontrou acolhimento e apoio na atual empresa para enfrentar os desafios inerentes à condição de mulher, trabalhadora, mãe e educadora.

De acordo com ela, a empresa reconhece o valor da mão de obra feminina ao qualificar as mulheres para o mercado de trabalho.

A vice-presidente do sindicato, Aparecida Evaristo, e os diretores Reinaldo Pinheiro, Klebson Patrício e Lidimar Germano participaram da homenagem às mulheres da nossa categoria.

Além de parabenizar todas as trabalhadoras da categoria, Eusébio Neto agradeceu aos donos do posto, a gerente e a encarregada de pista pelo acolhimento e todo o apoio dado para a realização do evento.

Leia também: Rede de mercados Oxxo é condenada em R$ 7 mi por descumprir cota de pessoas com deficiência

COLUNISTAS

QUENTINHAS