PUBLICADO EM 13 de mar de 2023
COMPARTILHAR COM:

Confederação Sindical Internacional afasta o secretário geral Luca Visentini

Luca Visentini é um dos suspeitos na investigação belga sobre suspeitas de corrupção de eurodeputados envolvendo o Qatar e Marrocos.

Luca Visentini em 2016. Foto: OECD/Michael Dean

O Conselho Geral da Confederação Sindical Internacional (CSI) reuniu-se no sábado, 11 de março, para avaliar o relatório da Comissão Especial criada em janeiro que investiga as circunstâncias em torno das denúncias feitas contra Luca Visentini (eleito secretário geral da entidade em novembro de 2022) e outros assuntos, incluindo regras e procedimentos financeiros, realização de eleições e assuntos relacionados, bem como os resultados de uma auditoria externa em relação a este assunto.

Os relatórios da Comissão Especial e dos auditores externos foram aprovados pelo Conselho na íntegra e por unanimidade. A Comissão não encontrou evidências de doações do Catar ou Marrocos influenciando as políticas ou programas da ITUC.

A reunião decidiu que Luca Visentini não tem mais a confiança do Conselho Geral para ocupar o cargo de Secretário Geral. Decidiu, portanto, organizar um Congresso Mundial Extraordinário da ITUC o mais rápido possível. Esse Congresso procederá à eleição de um novo Secretário-Geral.

No início de maio será realizada mais uma reunião do Conselho Geral, para designar um secretário-geral interino, que será o encarregado de organizar o Congresso extraordinário. Entretanto, a liderança política será exercida pelo Presidente e Co-Presidentes da CSI, com a gestão quotidiana do Secretário-Geral Adjunto Owen Tudor, em estreita colaboração com eles.

O Conselho Geral decidiu ainda estabelecer Grupos de Trabalho ad hoc para examinar possíveis emendas aos Estatutos da ITUC, sobre financiamento de campanha para cargos de liderança da ITUC e conformidade financeira. Estes Grupos de Trabalho devem fazer recomendações ao Conselho Geral, com vista a dar resposta aos pontos identificados pela Comissão Especial e pela auditoria externa que constituam défices significativos nessas áreas. O Conselho também irá considerar quais mudanças devem ser feitas na Constituição, regras e procedimentos da ITUC, encaminhando as mudanças relevantes para o próximo Congresso Mundial da ITUC para adoção. As reuniões do Bureau Executivo em maio e do Conselho Geral em 10 de junho se encarregarão de preparar as propostas correspondentes para decisão do Congresso.

O Conselho também adotou uma recomendação proposta pela Comissão Especial, para o estabelecimento de uma política clara anticorrupção e um código de conduta.

“Os acontecimentos dos últimos meses causaram danos consideráveis ​​à reputação da CSI. Lições importantes podem ser tiradas de tudo isso e o Conselho Geral reiterou a oposição absoluta da CSI a qualquer forma de corrupção. Decidiu os principais passos a serem dados, com regras e processos novos e reforçados. Estamos determinados a proteger a CSI de qualquer forma de influência indevida, ou mesmo da mera aparência de tal influência. Vamos trabalhar intensamente para efetuar as mudanças necessárias, enquanto continuamos lutando pelos direitos dos trabalhadores, justiça social e igualdade em todos os cantos do mundo”, disse o presidente da CSI, Akiko Gono.

Fonte: Ituc CSI IGB

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

  • Jose gonzaga da cruz

    nós trabalhadores,em nome da democracia precisamos conhecer o impacto destes atos inseguros o real reflexo nas nossas vidas e se houveram erros que se punam os culpados

QUENTINHAS