PUBLICADO EM 23 de abr de 2026

Com boa interlocução Paulinho da Força pode ser relator da PEC da 6×1; diz Hugo Motta

Hugo Motta busca parlamentar com boa interlocução, mencionando Paulinho da Força para relatoria da PEC de redução de jornada e fim da escala 6×1.

Hugo Motta, presidente da Câmara e Paulinho da Força., deputado federal

Hugo Motta, presidente da Câmara e Paulinho da Força., deputado federal

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (23) que está em busca de um parlamentar com “boa interlocução” para assumir a relatoria da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da escala de trabalho 6×1. Entre os nomes mencionados, está o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), embora a definição oficial deva ocorrer apenas na próxima semana.

Segundo Motta, ainda não há decisão sobre os cargos de presidência e relatoria da comissão especial que analisará a proposta. A criação do colegiado está prevista para esta sexta-feira (24), com instalação e definição do cronograma de trabalho na semana seguinte. A expectativa do presidente da Câmara é levar o texto para votação em plenário até o fim de maio.

“Ainda estou definindo o presidente e o relator e devo anunciar até a próxima semana, junto com um cronograma. Paulinho é um dos nomes, mas há outros em análise. Precisamos de alguém com interlocução na Casa”, declarou.

A fala ocorreu durante a chegada a um evento do grupo Lidera+, iniciativa de formação política voltada a mulheres do Solidariedade. Motta e Paulinho participaram juntos da atividade, e o presidente da Câmara destacou a trajetória sindical do deputado como um dos pontos favoráveis para a função.

Outros nomes também são cogitados para a relatoria. Entre eles, o deputado Paulo Azi (União-BA), relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que tem apoio de setores do centrão e da oposição. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), classificou Azi como uma “boa opção” para conduzir os debates sobre a matéria.

Leia também:

Sindicalistas entregam a Pauta da Classe Trabalhadora para o presidente da Câmara, Hugo Motta

Sindicalistas entregam a Pauta da Classe Trabalhadora para o presidente da Câmara, Hugo Motta

COLUNISTAS

QUENTINHAS