PUBLICADO EM 09 de mar de 2023
COMPARTILHAR COM:

Muito a comemorar

O SITAC – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Campinas nasceu justamente no período da industrialização de Campinas, após a crise cafeeira que atingiu o país na década de 1930. Ainda muito jovem, o sindicato viu nascer as principais universidades de Campinas, as principais rodovias que cortam a cidade, presenciou as mudanças urbanas de Campinas e cidades da região (inclusive a instalação de novos bairros e novas indústrias), viu a região crescer no meio de tantas tempestades políticas e sociais (Estado Novo, guerra mundial, ditadura, redemocratização, hiperinflação, tentativa de golpe de estado, eleição e duas reeleições de ex-sindicalista para a presidência da República).

Diante de tantas dificuldades, esta instituição sindical se consolidou graças à confiança dos trabalhadores e trabalhadoras que ao longo destes 90 anos dedicaram parte de suas vidas dentro das indústrias de alimentação: um dos maiores motores econômicos que impulsionam o Brasil como liderança incontestável, seja no mercado interno, seja no mercado mundial.

Sempre será preciso modernizar as leis trabalhistas, bem como lutar incansavelmente diante dos patrões nacionais e internacionais, para melhorar as condições de trabalho e emprego dos nossos representados.

Alguns ainda não reconhecem a nossa luta constante, mas é por conta de um processo sociopolítico, de pensamento ainda oligarca que durante mais de 350 anos escravizou os trabalhadores nos campos rurais, que hoje tem o poder de convencimento das massas baseado na selvageria do consumismo moderno e no medo da instabilidade econômica e política nacional e internacional. Em vários países desenvolvidos, os trabalhadores e trabalhadoras das indústrias de alimentação têm seus direitos trabalhistas garantidos e recebem salários justos, mas mesmo assim ainda existem casos de insalubridade, exploração, insegurança no ambiente de trabalho, instabilidade mercadológica local ou global etc, e que podem gerar desemprego ou subemprego.

Neste 2023, nosso SITAC completa 90 anos relembrando inúmeras greves e assembleias, grandes conquistas, muitas derrotas e vários revezes, mas as batalhas perdidas jamais fizeram com que perdêssemos a guerra. Nossos dirigentes sindicais, ao longo dessa grande história, estiveram debaixo de sol e chuva; de frio e calor intensos; de manhãs, tardes, noites e madrugadas inteiras; enfrentaram o autoritarismo e a covardia dos donos do poder; sentaram nas piores e melhores mesas de negociações; respeitaram todas as regras das legislações vigentes; sobreviveram às tempestades políticas mais intensas deste Brasil e chegaram juntos, fortes, de mãos dadas e esperanças renovadas neste aniversário tão significativo para nosso universo sindical.

Que venham mais 90 anos e que Deus abençoe esta entidade e todos(as) diretores(as), funcionários(as), prestadores(as) de serviços e trabalhadores(as) nas indústrias de Alimentação da nossa base territorial.

Saudações sindicais.

Marcos Araújo é presidente da SITAC – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Campinas

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS