PUBLICADO EM 01 de jan de 2019
COMPARTILHAR COM:

Carta das centrais sindicais ao presidente da República Jair Bolsonaro

Faz parte do jogo democrático investir num amplo processo de negociação política, que envolva o Governo Federal, o Parlamento, a sociedade civil e os seus segmentos organizados, como a via civilizada para construção de consensos políticos, econômicos e sociais fundamentais ao êxito de qualquer administração e do desenvolvimento do Brasil.

São Paulo, 1º de janeiro de 2019.

EXMO. SR.
JAIR MESSIAS BOLSONARO
PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
BRASÍLIA – DF

Senhor Presidente,

As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro.

Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da política de valorização do salário mínimo, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, do Seguro Desemprego, do Abono Salarial, das políticas de intermediação de mão de obra e de qualificação profissional, tão fundamentais neste momento de crise econômica.

Embalados por certa retórica liberal, setores do novo governo falam em descarregar todo o ônus do ajuste fiscal nas costas dos trabalhadores e aposentados, quando já é sabido que geração de empregos de qualidade, salários crescentes e mais direitos depende, fundamentalmente, do crescimento sustentado e vigoroso da economia e da melhoria do ambiente de negócios.

Os trabalhadores, representados pelos seus Sindicatos, Federações, Confederações e Centrais Sindicais não abdicarão do direito constitucional e democrático de defender e lutar por um programa que contemple a geração de trabalho decente, a valorização do salário mínimo e o fortalecimento das negociações coletivas. Essa condição nos obriga a exercer a representação plena dos trabalhadores junto ao vosso Gabinete, aos vossos Ministros, assim como na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, nos fóruns, colegiados de órgãos públicos e demais espaços que possuam composição tripartite, nos quais estejam em discussão assuntos que se referem ao mundo do trabalho e emprego.

Faz parte do jogo democrático investir num amplo processo de negociação política, que envolva o Governo Federal, o Parlamento, a sociedade civil e os seus segmentos organizados, como a via civilizada para construção de consensos políticos, econômicos e sociais fundamentais ao êxito de qualquer administração e do desenvolvimento do Brasil.

Neste sentido, nós, representantes das Centrais Sindicais, esperamos que todas as medidas que atinjam os trabalhadores passem por um amplo processo de discussão e negociação e reiteramos que a necessária defesa dos direitos dos trabalhadores é totalmente compatível com a construção de um país mais justo, democrático, moderno e desenvolvido.

Receba nossas saudações classistas e sindicais.

Atenciosamente,

Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Miguel Eduardo Torres, presidente da Força Sindical

Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT)

Adilson Araújo, presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

José Calixto Ramos, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST)

Antônio Neto, presidente da Central de Sindicatos Brasileiros (CSB)

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

  • Darclea Borba

    Quem são? Nunca tinha ouvido falar nestas pessoas. Desejo saber mais a respeito destes senhores.

  • Antonio Carlos Falcão

    Que assim seja! Pelas garantias trabalhistas e que se mantenha as conquistas dessa classe tão sofrida e batalhadora!

  • Marilde savedra

    Gostaria de saber para que tantos sindicatos para tratar dos nesmos assuntos? Me parece sim para servir de cabide de emprego. Parece que um sindicato cuidando do outro sindicato. Poderiam explicar qual a função de cada um?

  • Vera Neuza

    Paguei SP o tal imposto sindical e nc me serviu para nada. Sou sócia da Apeoesp(professores de SP) e ñc fez nada por mim. Fico revoltada qdo vejo a associação fazendo propaganda petista co meu dinheiro tb.

  • Paulo Cesar Monteiro Grosso

    Eu trabalhei com carteira assinada , 39 anos e sempre paguei o imposto sindical anual sem esperar nada do meu sindicato e nunca me senti lesado . Pois, sempre entendi a sua importância . Imaginem nós trabalhadores sem uma instituição que nos organize para reivindicar nossos direitos . A quem interessa o enfraquecimento dos sindicatos ? Reflitam

  • paulo macario

    Antro de corrupção, sempre paguei imposto sindical, nunca consegui absolutamente nada, não querem perder a mamata!!!

  • Francisco

    Os sindicatos foram demonizados até se chegar no que está hoje, o patrão com total controle de situação. Sindicatos e política são o mesmo, visto que através dos políticos é que consegue sustentação para aprovação de propostas que beneficiam os trabalhadores. A ignorância política é que faz do povo brasileiro ser tão manipulado.

  • Prof. Rogério felipe

    Temos que estar atentos a esse desmonte de leis trabalhistas. É uma vergonha e pior é a venda nos olhos da justiça. Estão querendo que o povo vá pra rua…

  • Joaquim Sposito Moraes de lima Sposito

    A não obrigação de pagamento a Sindicatos, é um ato extremamente democrático. Está é minha opinião.

  • Marta Gonçalves Marques

    Esses sindicatos são todos partidários, por isso não representam a classe trabalhadora. Representam sim, partido político. Além do que nas rodadas de negociação o final é sempre o mesmo: “infelizmente não conseguimos o que queríamos, melhor aceitarmos o que eles e sstao6oferecendo ” nunca vi sindicato que tem medo de bancar uma greve, somente esses aí.

  • Nonato

    Sindicato é uma máfia, na cidade que eu moro é uma panelinha que passa de pai para filho, nunca ninguém consegue ser eleito a presidente, quem esta lá não quer sair…… Pura enganação….

  • Eliseu joner

    Se tiverem ousadia ,coragem, determinação como nacionalistas vocês param o país,e vão recuperar os direitos consagrados dos trabalhadores.Se forem pelegos,vendidos,negociados e trapaceiros não conseguirão nada.O Brasil precisa de novos líderes e os trabalhadores os apoiarão.Juntem_se ,unem_se.Viva a república.

  • Luiz Augusto Moreira Lima

    Essa retórica e linda, porém vamos aos fatos, paguei imposto sindical OBRIGATÓRIO durante 37 anos.e é divulgado entre nós trabalhadores que não adianta recorrer ao seu sindicato para te ajudar a resolver qualquer problema que não irá obter sucesso. Fazem muito pouco ou nada para ajudar. Então, pra que serve os sindicatos? Deveram ser todos extintos.

  • Getúlio Pacheco

    Gostaria de ver todo esse pessoal que é contra as centrais sindicais, sentar na frente do patrão para conversar sobre o aumento salarial e houvir que não dá pra dar aumento ,procura teus direitos ou sai, porque agora a justiça é paga

  • Roberto Renon

    Muitos bolsomerdas falando merda como sempre.Sindicatos estão aí pra defender os interesses dos trabalhadores.O problema é que o próprio trabalhador não se interessa.

  • Rosemar Fagundes

    Não adianta escrever, tem é que zurrar !!!

  • Maria eunice

    muito ratos escondidos nessas ratoeira de sindicatos pra que uns cincos o seis entidades quando se pode fazer unificação menos despesas pro país e Estados mais fácil pra ser fiscalizados

  • Sampaio

    Esses sindicatos só querem é comer o dinheiro do trabalhador e fazer colúio com as empresas. Sindicatos são igual a macaco só cosam para dentro.

  • Samuel Costa Simões

    Sou contra a todas centrais sindicais foram elas que afundaram os trabalhadores
    Todos presidente de sindicato são filiado ao P.T
    Nunca fizeram nada pela classe trabalhadora
    Estão vendo que a mamata vai acabar já estão chiando eu covoco todos os trabalhadores a se desfiliarem dos seus sindicatos

  • Samuel Costa Simões

    Caramba quanta central por isso que o Brasil está neste caos
    Vamos acabar com tudo isso é muita roubalheira
    Estão com medo agora vem em nome dos trabalhadores
    Porque não defenderam antes ,porque não cobraram durante 16 anos que estiveram no poder agora querem cobrar
    Tenha paciência

  • Edson Mariano Santos

    O diálogo e construtivo.
    Sem viés ideológico..
    Primeiro lugar os interesses do país..

  • Rudimar Hauenstein.

    Sindicatos são válidos se não for compulsório, se filia e contribui por livre e espontânea vontade.

  • Osma

    No meu ponto de vista, sindicatos e associações desse tipo só servem pra tirar dinheiro do trabalhador, com tantas entidades representativas e o que fizeram para ajudar os trabalhadores por 16 anos ou mais, concordo com somente duas categorias uma nível estadual e nacional, sem vínculo partidário, não ser obrigatório a participação do trabalhador e sim lutar pela classe não por políticos, novamente são muitas entidades representativas e será entre elas a uma harmonia, pensamentos no mesmo direcionamento ou proteger realmente o trabalhador.

  • José expedito.

    Olha exmo. sr.presidente atenda estes apelos de uns pobres sofredores trabalhadores da roça vida triste essa nossa.

  • Luiz Henrique

    Se sindicatos resolvessem alguma coisa, o salário mínimo não seria esta mereça.

  • Ismar barrozo da cruz

    Pra q tantas representaçoes sindicais….basta uma central unica nacional e uma central estadual q representa classes vinculadas ao mesmo ministério. …todas as classes com uma so data-base….assim fortaleceria mais os movimentos reivindicatórios…

  • Orlandina M. Lopes

    O que me adianta um monte de DIREITOS (Subemprego) , e não haver desenvolvimento do País, pra gerar empregos e qualificação.

  • Elias

    O dinheiro e para ser dominado e usado deforma benefica a favor de todos e para servir de grilhoes para aprisionar.

  • Eli Ferreira de sousa

    Estamos aqui para APOIA quem luta pelos nossos direitos

  • Anderson marcelo

    Graças a vocês estamos em um país quebrado! Ficaram 16 anos mamando nas tetas do estado e compartilhando de roubos e desvios de verbas e impostos federais! Acabou a mamata!

  • João Ramos

    Fiquem de olho , pq o Bozo é traíra ! O objetivo dele é privatizar , terceirizar , isso vai ferrar os trabalhadores !

  • Demostenes Nessin

    Trabalhador respeitado e aquele que conhece seus direitos e faz valer sua força e a hora e esta de virar esta visão deturpada onde quem trabalha paga toda conta dos equivocos politicos mostremos aos Bolsonaros que eles não são donos do Brasil.

  • João de Bastos

    O que todos eles querem e extorquir os brasileiros que já tem seus salários duramente oprimidos sindicato e como parazitas que vivem as custas do povo é um antro de rebeldia e desordem criado por meia dúzia de espertalhões dissimulados.

  • Paulo

    Menas carga tributaria,menos leis trabalhistas, menos Estado na vida empreendedor e menos sindicato(que cá pra nós tem muito cacique pra pouco indio) porque o que realmente interesa ao povo é trabalho e renda

  • roberto soares

    Primeiro vão tratar de ser apartidário pra depois negociar em nosso nome.
    Sindicato não tem que defender partidos políticos.
    Não me representam.
    São só seus interesses políticos seus sindicalistas sem escrúpulos.

  • José Manassés da Silva

    Dentro de um diálogo estritamente democrático, amplo e consensual, concordo plenamente que os direitos dos trabalhadores sejam assegurados.Que a idade máxima para o requerimento da aposentadoria sejam: Para os homens 60 anos e para as mulheres 55 anos.Segiro que, aos que não
    quiserem optar pelas idades supras citada, que sejam ressarcidas as contribuições com juros e correções referentese aos anos de contribuições.

  • Carlos luiz machado valverde

    Para começar a ajudar o trabalhador deve-se extinguir a obrigatoriedade do pagamemto das taxas de contribuiçoes sindicais.

  • Regineudes do Nascimento Pereira

    Os Sindicatos só serve para arrancar dinheiro dos trabalhadores. Desde de 1995 que eu trabalho, e todo ano o governo descontava o valor um dia de trabalho que ía para os Sindicatos, graças à Deus não temos mais esse desconto.

  • Joao Amaral do Carmo

    Ao que me consta, o governo de Jair Messias Bolsonaro vai ser direcionado para todos nós brasileiros, sem privilégios para “a” ou para “b”. Que o desastre PT, junto aos seus aliados provocou o atual e enorme desemprego.

  • Lincoln Requião

    Trabalhadores do Brasil , lutem pelos diretos, seus e dos aposentados.

  • Miguel Cordeiro

    Por que tantas centrais sindicais? E ainda mais milhares de sindicatos?

  • Carlos hHenrique Azevedo Sales

    Muito bom essa falacia toda de se dizer representantes de classe trabalhadora, e onde estavam esses pseudos sindicalistas quando nesses 16 anos onde direitos, empregos e diguinidade desses cidadãos e cidadães foram suncubidos em troca de barganhas e beneficios pessoais aos diretores desses sindicatos, que esse tempo todo “calaram por calar”, ou foram calados por agrados financeiros.

  • norma suely.

    Parabéns para os representantes dos trabalhadores…

  • Sara Ventura

    Apesar desse ofício ter um conteúdo bastante significativo para nós trabalhadores, uma tentativa de aproximação com esse governo que foi empossado hj, acredito que infelizmente essa reação partiu tarde demais. As centrais ficaram estáticas ,sem reação, assistindo Temer e os aliados deputados e senadores , tirarem direitos trabalhistas e ainda vender o Brasil a preco de banana. Esse atual, disse abertamente em campanha que quem sofre no Brasil sao os patrões e q empregados tem direitos demais. Esse será muito pior , ele nem escondeu, mas foi eleito . Se acreditarem em papai Noel , vão esperando conciliação. A inércia sindical perante todos os desmandos desde o golpe “com judiciário com tudo” agora a conta chegou . Veremos os próximos capítulos se haverá reação. Pobre classe trabalhadora. Boa sorte companheiros!!!

  • rita de cassia vianna gava

    Uma atitude bastante racional das Centrais, dependendo da resposta, que haja reação e bota boca no trombone

QUENTINHAS