PUBLICADO EM 03 de fev de 2021
COMPARTILHAR COM:

Baixada santista: Sintracomos inicia campanhas salariais com data-base em maio

O sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial de Santos e região (Sintracomos) inicia, nesta quinta-feira (4), uma série de três assembleias para a data-base de maio.

A primeira, nesta quinta-feira (4), será para os 3 mil trabalhadores das 46 empreiteiras que operam no polo industrial de Cubatão e demais cidades da baixada santista e litoral paulista.

Será às 18 horas, na subsede da Avenida Joaquim Miguel Couto, 337, Centro de Cubatão. O presidente do sindicato, ‘Macaé’ Marcos Braz de Oliveira, espera “boa participação”.

“São todos operários com experiência profissional reconhecida e também com muito traquejo nas lutas sindicais por melhores salários e condições de trabalho”, diz o dirigente.

Manter e ampliar direitos

Lutas, segundo ele, que resultaram em conquistas como vale-refeição (vr), vale-alimentação (va), participação nos lucros ou resultados (plr) e folgas na terça-feira de carnaval, 24 e 31 de dezembro.

As tabelas salariais na refinaria da Petrobras (RPBC) e os abonos indenizatórios nos contratos das ‘paradas’ de manutenção também estão “entre as nossas incontáveis vitórias”, lembra Macaé.

“Com muita luta, temos que manter e ampliar esses direitos adquiridos, além de corrigir salários e benefícios com base na inflação e compensar outras defasagens”, diz o sindicalista.

Setor predial

A segunda assembleia será às 16h30 de sexta-feira (5), na sede em Santos, Rua Júlio Conceição, 102, Vila Mathias, para os 3 mil trabalhadores do setor predial.

Macaé pondera que o segmento continua “bem desaquecido”, mas conclama que, independente de ser sindicalizado ou não, “todos devem participar da assembleia”.

Para ele, além de sugerir reivindicações para a negociação com as empresas, o pessoal deve orientar o sindicato sobre aquelas que desrespeitam os direitos coletivos da categoria.

Termaq e TMK

A terceira assembleia será em 11 de fevereiro (5ª-feira da próxima semana), às 6 horas, nos pátios das empresas Termaq e TMK, Avenida Maria Cavalcante, 1.129, bairro Samambaia, Praia Grande,

As duas empresas têm cerca de 300 trabalhadores, com o retorno de vários que tinham sido demitidos. Segundo Macaé, “a situação está em ordem, com tudo sendo pago direitinho, sem problemas”.

Uma das principais conquistas da categoria é a alimentação. O dirigente diz que “o pessoal reconhece as lutas do sindicato e com certeza participará em peso da assembleia”.

Protocolos contra a covid

As assembleias respeitarão os protocolos contra a covid-19, com distanciamento, álcool em gel, mediação de temperaturas e máscaras. “Não se pode brincar com a pandemia”, finaliza Macaé.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS