Colunista Adilson Araújo

Toda solidariedade ao presidente Lula; por Adilson Araújo

Queda da participação dos salários no PIB foi o resultado do golpe do capital contra o trabalho

CTB completa 16 anos na posição de segunda central mais representativa do país

O 13º é um direito que aquece o comércio e beneficia a sociedade

O coro reacionário contra o movimento sindical visa os direitos dos trabalhadores

Fora Campos Neto!

Que mundo é esse?; por Adilson Araújo

É preciso denunciar a hostilidade classista da mídia burguesa; por Adilson Araújo

Momento não é de divisão nem de polarização entre nós

A importância do empreendedorismo negro

Bolsonaro confronta STF, ameaça a democracia e quer implantar no Brasil um regime neofascista

Mesmo num ano crítico, a CTB colheu êxitos e se fortaleceu

Bolsonaro quer dar salvo conduto ao patronato para impor trabalho análogo ao escravo

Universalizar os serviços públicos pela vida e a democracia

Neste 28 de outubro comemoramos o dia dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público. A data foi instituída em 1937, durante o governo Vargas, em homenagem à classe trabalhadora que, nas esferas federal, estadual ou municipal, presta serviços essenciais para o povo brasileiro em áreas como educação, saúde, limpeza, assistência social, entre tantas outras. Na pandemia, estiveram e se mantêm na linha de frente do combate à covid-19, sacrificando muitas vezes a própria vida.

Há algo de podre no Palácio do Planalto

Jair Bolsonaro é um farsante cujas máscaras estão caindo, uma a uma. É público e notório que ele se elegeu sob a bandeira do combate à corrupção, que serviu de senha também para a deflagração do golpe de Estado de 2016 e, na sequência, a prisão de Lula em abril de 2018.

Um dia emblemático

Sábado, 19 de junho, virou uma data emblemática e histórica. Completaram-se, então, 900 dias do governo do senhor Jair Bolsonaro. O principal saldo da administração neofascista foi revelado por outro funesto número. O Brasil alcançou no mesmo dia a pavorosa marca de meio milhão de mortes pela covid-19.

Parece que o presidente vive numa realidade paralela

O número oficial de mortes por covid-19 em nosso país já terá ultrapassado 470.000 até o próximo domingo. Ignorando a tragédia, Jair Bolsonaro promoveu na terça-feira (1) mais um de seus lastimáveis colóquios com uma pequena plateia de fanáticos reunida no Jardim do Palácio do Planalto, no qual afirmou que o “Brasil está indo muito bem”.

A política sanitária de Bolsonaro é um atentado à saúde pública

O Brasil entrou em colapso. Na segunda-feira (15), o país atingiu uma média diária de 1.855 óbitos causados pela doença e avança aceleradamente para a casa dos 2.000. São Paulo registrou na terça (16) 679 mortes em 24 horas, batendo um novo recorde estadual.

CTB: 13 anos de resistência e luta em defesa da classe trabalhadora

Ao longo desses 13 anos nossa Central, orientada por concepções classistas, esteve na linha de frente das lutas do nosso povo, atuando em unidade com as demais centrais, os movimentos sociais e as forças democráticas e progressistas.

Marielle e a luta por um mundo sem racismo, sem intolerâncias e sem exploração

Bolsonaro é o grande derrotado nas eleições

É hora de intensificar a campanha em defesa das candidaturas comprometidas com a classe trabalhadora

No próximo domingo, 15 de novembro, ocorre o 1° turno das eleições municipais. É a principal batalha política de 2020. Conforme a última resolução política da Direção Nacional da CTB a participação dos dirigentes e militantes, bem como das entidades filiadas à nossa Central no pleito é fundamental .

Retrocesso marca primeiro ano do governo Bolsonaro

Plebiscito no Chile: uma grande vitória do povo chileno

A atual Constituição chilena remonta a 1980 e foi imposta ao país pelo regime militar de Augusto Pinochet, um general fascista que assumiu o poder no país através de um golpe de Estado contra o socialista Salvador Allende em 11 de setembro de 1973.

Taxar os ricos para financiar os R$ 600

Constituição Cidadã completou 32 anos

Nesta segunda-feira, 5 de outubro, a Constituição brasileira, batizada pelo ex-deputado Ulisses Guimarães de “Constituição Cidadã” completa 32 anos.

Taxa de desemprego dispara e alcança 14,3%. Bolsonaro tem culpa no cartório

A taxa de desemprego aberto medida pelo IBGE subiu de 13,2% para 14,3% entre a terceira e a quarta semana de agosto, o que em números absolutos significam 13,7 milhões de trabalhadores e trabalhadoras à procura de um novo posto de trabalho. No início do ano a taxa estava em 10%.

Redução do FGTS vai sacrificar classe trabalhadora e agravar a crise econômica e social

O ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, anunciou na terça-feira, 4 de agosto, a intenção de desonerar a folha de pagamentos das empresas reduzindo a contribuição previdenciária e o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 8% para 6% dos salários. Com isto, o que se pretende é mais uma vez jogar sobre os ombros dos trabalhadores e trabalhadoras todo o ônus da crise econômica, ampliando os lucros do capital.

Não falta dinheiro para socorrer a classe trabalhadora

Estatísticas do IBGE indicam que apenas 48,5% da população brasileira em idade ativa têm hoje alguma ocupação. Isto significa que são mais de 50 milhões de trabalhadoras e trabalhadores desempregados, fenômeno agravado pela crise sanitária mas que já era sensível antes mesmo da pandemia em função da estagnação econômica.

Não falta dinheiro para socorrer a classe trabalhadora

Estatísticas do IBGE indicam que apenas 48,5% da população brasileira em idade ativa têm hoje alguma ocupação. Isto significa que são mais de 50 milhões de trabalhadoras e trabalhadores desempregados, fenômeno agravado pela crise sanitária mas que já era sensível antes mesmo da pandemia em função da estagnação econômica.

Um espetáculo de demagogia e descaso com a vida dos brasileiros

Bolsonaro afronta Constituição e dobra aposta no golpe

O primeiro domingo de maio (3) inaugurou um novo capítulo da crise política e institucional que agita o Brasil em meio à pandemia do coronavírus. A sociedade presenciou mais um espetáculo de afronta à Constituição e ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso Nacional patrocinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que participou de um ato golpista em Brasília, marcado por agressões a jornalistas e faixas pedindo intervenção militar e fechamento do STF e do Congresso Nacional.

Enfrentamento da crise requer mudança da política fiscal

A China, que tem hoje a maior e mais próspera economia do mundo, já não é o epicentro do coronavírus. O governo conseguiu controlar a epidemia e nesta sexta (13) foram registrados apenas cinco novos casos em Wuhan, cidade que é o marco zero do surto, e nenhuma infecção transmitida localmente foi relatada no resto […]

Ampliar a mobilização em defesa da Unicidade Sindical

A nova reforma trabalhista, com a extinção da Unicidade, seria como o golpe de misericórdia no sindicalismo, já abalado pelo fim do chamado Imposto Sindical.

A ofensiva contra os trabalhadores, a democracia e a soberania

O movimento sindical, os movimentos sociais, ao lado de outras organizações democráticas e partidos sensíveis aos interesses do povo e defensores da democracia e da nação, têm resistido aos sucessivos golpes contra os direitos sociais, a democracia e a soberania nacional.

A privatização mata

Mais de 300 pessoas morreram em consequência do crime ambiental cometido pela Vale em Brumadinho (MG). Em novembro de 2015 ocorreu a ruptura de outra barragem da empresa, também em um município mineiro, Mariana, que fez 19 vítimas fatais, isto é contando só seres humanos. A destruição da flora e da fauna foi aterrodora e deu lugar a surtos de febre amarela, dengue e outras doenças.

Defesa da aposentadoria ganhará as ruas nestas eleições

Se aprovada, essa proposta impactará mais de 4 mil municípios que entrarão em colapso econômico e social. É a mais pura confirmação de que com a reforma da Previdência milhões de brasileiros serão sentenciados à morte e o país afundará ainda mais na crise política e econômica.

O que está em jogo?

Desalento, desesperança e o desencanto tomam conta de nossos lares e empurram, para a baixo, a estima de um povo que, por um período, ousou sonhar. É isso que está em jogo nestas eleições: ousar sonhar!

Fatos e versões

Enquanto o governo ilegítimo anuncia uma nova peça de propaganda com versões adocicadas da nossa dura realidade para fazer crer que o golpe está melhorando a vida dos brasileiros, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou dados do seu Monitor do PIB que sinalizam uma queda de 0,4% da produção no trimestre terminado em abril deste […]

Em defesa dos sindicatos

Foi aprovada na última reunião da Direção Nacional da CTB a realização de uma campanha de fortalecimento das entidades sindicais. A iniciativa tem por objetivo ampliar a representatividade das entidades e deve ter por foco a difusão da consciência de classe e, concomitantemente, a sindicalização no local de trabalho. Vivemos um momento de grave crise […]

Marielle Franco: De quem é a culpa?

O brutal assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL-RJ) na noite de quarta-feira (14) causou uma comoção mundial e profunda revolta e indignação nas forças democráticas e progressistas. Negra, filha da favela da Maré, como fazia questão de se apresentar, Marielle se revelou uma notável líder popular e orientou sua atividade política pela defesa intransigente […]

CTB, 10 anos de uma central classista e de luta

Ao completar 10 anos, a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) não só confirma sua trajetória de resistência, aprendizado e solidariedade frente aos atuais desafios que o Brasil atravessa, ela referenda seu projeto de sindicalismo classista e seu compromisso em construir um projeto nacional que tenha por centro a valorização do trabalho. Quando […]