PUBLICADO EM 10 de maio de 2023

Trabalhadores nas indústrias de brinquedos rejeitam proposta patronal

Trabalhadores da indústria de brinquedos em campanha salarial

Trabalhadores da indústria de brinquedos em campanha salarial

Na última segunda-feira, dia 8 de maio, foi realizada a primeira rodada de negociação coletiva da Campanha Salarial dos Trabalhadores nas Indústrias de Brinquedos de SP.

A reunião foi coordenada pela presidente do STTI Instrumentos Musicais e Brinquedos, Maria Auxiliadora dos Santos, e teve a presença da Comissão dos Trabalhadores e Trabalhadoras, e do presidente do SindiBrinquedos (patronal).

Em sua fala, o presidente do setor patronal fez uma breve explanação sobre a economia e sobres os importados. Em seguida, apresentou a seguinte proposta patronal:

– Não reposição do INPC;
– Não aplicação de aumento real;
– Em relação ao jovem aprendiz – A bancada patronal alegou a necessidade de alterar a redação pois como está a redação atual o jovem aprendiz trabalha por um período inferior a um funcionário celetista e recebe o salário normativo no segundo período do estágio;
– Em relação ao auxílio creche, a bancada patronal requer a inclusão da obrigação da trabalhadora apresentar recibo de pagamento;
– A estabilidade do enfermo, a bancada patronal requer a alteração da estabilidade de 60 dias para 30 dias;
– Em relação a assistência médica a proposta é de aumentar o valor consulta de R$ 20,00 para R$ 50,00 do trabalhador e seus dependentes;
– A bancada patronal requer a alteração da data base de 1 de junho para 1 de fevereiro.

A proposta patronal foi recusada na mesa de negociação pela presidente Maria Auxiliadora e pela Bancada dos Trabalhadores e Trabalhadoras.

“Não aceitamos retrocessos! Seguimos firmes em nossa luta, mantendo o foco no objetivo de avançar em nossas reivindicações e para garantir a manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva, reposição de 100% do INPC, 2% de aumento real e Participação nos Lucros e Resultados (PLR)”, disse Maria Auxiliadora.

Leia também: Diretoria dos Sapateiros de Parobé se reúne para planejamento

COLUNISTAS

QUENTINHAS