PUBLICADO EM 14 de abr de 2022
COMPARTILHAR COM:

Trabalhadores da Natura reivindicam melhores condições de trabalho

O Sindicato dos Químicos Unificados paralisou as atividades na Natura para reivindicar melhores condições de trabalho. Após a ação, a empresa concordou em se reunir com o sindicato e prometeu melhorar a situação na fábrica

Os trabalhadores da Natura entregaram para a empresa uma lista de reivindicações pedindo melhores condições de trabalho e solicitaram uma reunião para discutir. Diante da falta de resposta da empresa, o sindicato organizou um protesto no portão da empresa no dia 25 de março.

Após a ação, a Natura concordou em negociar com o sindicato no dia 29 de março. Na reunião, os trabalhadores explicaram ainda que, devido ao despedimento de inúmeros trabalhadores no último ano, os trabalhadores ficaram sobrecarregados para atingir as metas. Assim, consideram que a empresa lhes deve pagar os montantes devidos na distribuição de lucros.

A trabalhadora e líder sindical Ivani Souza, disse:

“A demanda de trabalho aumentou, mas há menos pessoas trabalhando e isso nos prejudica. Há sobrecarga de trabalho e muitos trabalhadores se machucam. É por isso que pedimos um benefício digno.”

Após quatro horas de reunião, a Natura prometeu tomar providências para solucionar alguns problemas da fábrica e assim melhorar as condições de trabalho. Alguns pontos discutidos incluem:

  • mudança de operadora de saúde;
  • fornecimento de uniforme adequado para cada função;
  • melhorar a qualidade dos alimentos e
  • reduzir os riscos ocupacionais devido ao estresse térmico derivado da exposição ao calor ou frio.

Em relação ao pedido de pagamento de utilidades e contratação de pessoal para as linhas, a empresa propôs uma nova reunião para 8 de abril, na qual pretende apresentar uma contraproposta de compensação financeira.

“Não há dúvida de que a pressão exercida sobre a Natura valeu a pena. Ainda assim, não é hora de sentar e deixar a empresa agir em benefício próprio. Temos que nos manter vigilantes e organizados para avaliar as soluções que a empresa apresenta na reunião de 9 de abril, ou se é simplesmente ganhar tempo para os trabalhadores, eles se sentem ameaçados e desistem da luta”, falou o sindicato por meio de comunicado oficial.

O secretário regional da IndustriALL, Marino Vani, falou:

“Parabenizamos o Sindicato Unificado dos Químicos por lutar por melhores condições de trabalho. Esperamos que a empresa Natura cumpra seu compromisso e que apresente uma proposta de acordo com as necessidades dos trabalhadores na reunião de 8 de abril. Continuaremos atentos aos avanços e solidários com os trabalhadores, o sindicato, sua federação e com nossa afiliada CNQ/CUT, que também acompanha essa luta.”

Fonte: IndustriALL

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS