PUBLICADO EM 04 de jun de 2024
COMPARTILHAR COM:

Sindicato dos Aposentados (Sindnapi) inaugura a subseção do Dieese

Sindnapi inaugura a subseção do Dieese em sua sede nacional

Sindicato Nacional dos Aposentados Sindnapi inaugura a subseção do Dieese em sua sede nacional

Foi inaugurada nesta terça-feira (03) a subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, na sede do Sindicato, em São Paulo.

Para o presidente do Sindnapi, Milton Cavalo, a presença do órgão na sede da entidade contribuirá para o avanço das pautas de luta pelos direitos dos aposentados. Na inauguração, Milton destacou a importância da subseção e disse que a unidade “desempenhará um papel fundamental para entendermos como caminha a economia e a conjuntura política nacionais de forma a nos subsidiar para quando falarmos com o governo e o Congresso Nacional”.

Já Airton do Santos, que assumirá como técnico responsável pela subseção, afirmou que o Sindnapi “tem que ser protagonista e não seguir a opinião dos outros, muito menos de neoliberais que querem aprofundar a retirada de direitos dos aposentados”.

Economista, Airton trabalhou por 24 anos no Dieese, tendo iniciado sua carreira na subseção do órgão no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco. Para ele, o grande desafio no Sindnapi será o debate sobre a nova reforma da Previdência. Neste sentido, o economista pretende realizar um seminário com representantes do mercado, dos trabalhadores e políticos para tratar do assunto. “Essa será a largada para o sindicato se firmar como protagonista, trazendo para as discussões a questão da necessidade de uma nova fórmula de financiamento da Seguridade Social”, afirmou.

Criação de um índice de custo de vida dos aposentados

Para o presidente do Sindnapi, o Dieese terá dois desafios neste momento. O primeiro será levantar informações e dados para a entidade ter protagonismo nas discussões que veem crescendo no mercado nacional sobre a necessidade de uma nova reforma da Previdência Social. E o segundo será o desenvolvimento de estudos para a criação de um índice de custo de vida dos aposentados. “Assim, cada vez mais o sindicato se consolidará como referência nas questões dos aposentados e dos idosos”, disse Milton Cavalo.

Victor Pagani, relações sindicais do Dieese, que também esteve na inauguração da subseção, apontou que a unidade do Sindnapi será dedicada exclusivamente para a pautas dos aposentados. “Será um trabalho que também irá ajudar o Dieese nacional no debate sobre a nova reforma da Previdência oferecendo números, estatísticas e dados para conter essa volta da discussão sobre mudanças que são perigosas para o trabalhador, pois irá aprofundar a retirada de direitos”.

Leia também:

1º de Maio: Milton Cavalo pede atenção do governo às perdas dos aposentados

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS