PUBLICADO EM 08 de fev de 2021
COMPARTILHAR COM:

Sindicato dos aposentados participa do esforço de vacina já

O Posto de Vacinação na sede do Sindicato dos Aposentados é resultado de uma parceria entre a entidade, o governo do Estado e a Prefeitura Municipal de São Paulo.

O publicitário aposentado Francisco Tapia Rubio, de 93 anos, foi o primeiro a tomar a vacina contra a covid no Posto de Vacinação instalado na sede nacional do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi).

O Posto de Vacinação na sede do Sindicato dos Aposentados é resultado de uma parceria entre a entidade, o governo do Estado e a Prefeitura Municipal de São Paulo. A estrutura inicial é formada por dois enfermeiros, um técnico e dois anotadores, que poderá ser ampliada de acordo com a demanda.

Para João Inocentini, presidente do Sindnapi, “mais uma vez cumprimos nosso papel de sindicato cidadão, amparando e defendendo a vida da população idosa. Destaco que o atendimento não é restrito ao associado, mas está abertoa para toda população”, enfatizou.

Para receber a dose da vacina, o ideal é que o cidadão preencha o pré-cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/, no entanto, é possível cadastrar-se no Posto de Vacinação mediante a apresentação de um documento com foto. O funcionamento do Posto do Sindicato, que se localiza à rua Do Carmo, 171, no centro de São Paulo, próximo ao Poupatempo Sé, é de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Grupos e etapas

A primeira etapa da vacinação, que se inicia hoje, e segue até 15 de fevereiro, é voltada aos idosos com 90 anos ou mais. De acordo com o Célia Maranine, enfermeira responsável técnica da UBS Sé, “em realidade, priorizamos essa semana para essa faixa etária, no entanto, quem não conseguir, também será atendido após esse período”, esclareceu.

Cada semana será priorizada uma faixa etária. Para o grupo etário de 90 anos ou mais seguirá até dia 15 de fevereiro, quando se iniciará aos de 85 ou mais e assim sucessivamente, conforme plano do governo, segue reduzindo em 5 anos os grupos para vacinação. “O Posto do Sindicato atenderá de forma permanente, seguindo as etapas”, esclarece Plínio Sarti, vice-presidente do Sindicato dos Aposentados.

Quando tomar a segunda dose?

Conforme Célia Maranine, enfermeira da UBS, o prazo para a segunda dose para quem tomou CoronaVac, o retorno é de 15 a 30 dias, mas ainda não temos uma data específica, porque isso depende da quantidade de vacinas disponíveis.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS