Na manhã desta sexta-feira (04), desde as primeiras horas do dia, o SIEMACO São Paulo esteve presente nas 29 garagens e alojamentos da capital, realizando as assembleias da Campanha Salarial 2024 da Limpeza Urbana.
A diretoria e funcionários do sindicato apresentaram a nova proposta salarial aos trabalhadores, fruto de intensas negociações com o SELUR, sindicato patronal.
Após a pressão exercida pelo sindicato, que chegou a sinalizar uma possível paralisação, as empresas voltaram à mesa de negociações e uma nova proposta foi apresentada: 4,5% de reajuste nos salários e 5% nos benefícios, além da inclusão de uma cesta básica no final do ano. A proposta foi aprovada por unanimidade nas assembleias realizadas em diversos pontos da cidade.
O presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho, esteve na garagem da Loga Jaguaré, zona Norte da capital, acompanhado pelo diretor Elmo Nicácio (Lagoa).
Em seu discurso, André destacou o esforço do sindicato para garantir um reajuste acima da inflação, uma das melhores conquistas do setor em todo o Brasil.
“É o melhor resultado possível neste cenário. Estamos acima da inflação e conquistamos um dos melhores acordos do país. Nossa categoria merece esse reconhecimento, e continuaremos lutando por melhores condições de trabalho,” afirmou André.
O diretor tesoureiro do SIEMACO-SP, Moacyr Pereira, esteve na garagem da Loga, mas da Vila Maria, onde também discursou para os trabalhadores. Moacyr reforçou o compromisso do sindicato em garantir que as conquistas sejam implementadas.
“Essa vitória é um marco importante para nossa categoria. Os trabalhadores da Limpeza Urbana enfrentam condições desafiadoras diariamente, e este reajuste é um reconhecimento da importância de cada um de vocês para o funcionamento da cidade,” disse Moacyr.
O próximo passo após a aprovação da proposta será a formalização da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que assegura a aplicação do reajuste a partir de 1º de setembro 2024 — os valores retroativos serão pagos no 5º dia útil de novembro.
O SIEMACO-SP segue atento e comprometido em garantir que os direitos dos trabalhadores sejam cumpridos integralmente.
Leia também: SindForte se reúne com patronal na quarta-feira (9)