PUBLICADO EM 10 de out de 2025

Seminário debate envelhecimento digno no Mercosul

Pelotas recebe o 2º Seminário “Envelhecer no Mercosul”, com apoio do Sindnapi, para discutir políticas públicas e valorização da terceira idade na América do Sul

Seminário debate envelhecimento digno no Mercosul em Pelotas

Seminário debate envelhecimento digno no Mercosul em Pelotas

Na próxima semana, Pelotas, no Rio Grande do Sul, sediará o 2º Seminário “Envelhecer no Mercosul”, com apoio do Sindnapi. O objetivo central é debater políticas públicas.

De acordo com a diretora do Sindnapi, Eunice Luz, que também coordena a subsede gaúcha, torna-se urgente propor soluções para garantir um envelhecimento digno, ativo e respeitado.

O evento reunirá lideranças sociais, representantes governamentais, acadêmicos e ativistas. Além disso, contará com protagonistas da terceira idade, fortalecendo o diálogo regional sobre envelhecimento saudável no Mercosul.

Entre os palestrantes confirmados, estão Cristina Hoffmann, da OMS, que apresentará o programa Cidade Amiga dos Idosos, e Simone Cechini, da CEPAL, com contribuições internacionais.

Também participam Lúcio Diaz, da Rede CORV, além de Ivanir Argenta, Cátia Siqueira e Wilson Pastorini, debatendo o Fundo da Pessoa Idosa, sua captação e destinação.

De acordo com Eunice Luz, a programação ainda contará com Rodas de Diálogo entre Fronteiras, manifestações culturais, música e dança, celebrando a memória viva e o patrimônio social latino-americano.

O seminário acontecerá no dia 17 de outubro, no auditório do IFSul – Campus Pelotas, localizado na Praça 20 de Setembro, 455, das 9h às 17h.

Leia também:

Show de Prêmios do Sindnapi reúne associados em Joinville

COLUNISTAS

QUENTINHAS