
Foto: Divulgação
A Renault concedeu a partir da segunda-feira, 15, férias coletivas para parte dos funcionários da fábrica de São José dos Pinhais (PR). A unidade produz automóveis, picapes, veículos comerciais e motores. De acordo com a montadora, a medida envolve parada de produção dos veículos até segunda-feira, 22.
Cerca de 3,7 mil funcionários ficarão afastados das atividades até a data. As férias acontecem por adequação dos estoques à demanda do mercado doméstico. As férias envolvem os quadros que operam as linhas do Kwid, Logan, Sandero, Captur e Duster. Também afeta os quadros da fábrica de motores. Seguem em produção os modelos Oroch e Master, informou a companhia à reportagem da AB.
Esta não é a primeira vez no ano que a montadora Renault concede férias coletivas no Paraná. Em março, a empresa suspendeu a produção temporariamente também por cinco dias, e pela mesma razão: demanda.
Em meio aos ajustes de produção que a maioria das montadoras estão promovendo, a Volkswagen voltou atrás da decisão de conceder lay-off na fábrica de Taubaté (SP) em junho, onde produz os modelos Polo e Polo Track. Segundo sindicato local dos metalúrgicos, a montadora deverá aplicar a medida em julho.