PUBLICADO EM 29 de jun de 2023
COMPARTILHAR COM:

Professores municipais de Santa Maria definem greve em assembleia

Professores em assembleia decidem greve/Foto: Paulo André Dutra/Sinprosm

Reunidos em assembleia geral ordinária na noite desta quarta-feira (28), os professores municipais de Santa Maria deliberaram pela construção de um movimento grevista. O primeiro objetivo é o reajuste salarial emergencial de 14,95%, mesmo índice do piso nacional para 2023.

Para isto, a semana será de mobilização para uma paralisação na próxima quinta-feira (6). No ato em espaço público, previsto para o turno da manhã, a categoria realizará uma assembleia geral extraordinária em que será estruturada a greve. Uma comissão foi formada durante a assembleia para a mobilização nas escolas.

A última reunião entre Prefeitura e Sinprosm aconteceu no início de abril, em que o prefeito e seus secretários, na presença da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, estabeleceu o início de junho para anunciar a revisão salarial. “Consideramos que existia uma mesa aberta de negociação, que deixou de ser respeitada pelo governo. O que temos agora são boatos e declarações do prefeito Pozzobom pela imprensa, sem qualquer retorno oficial para falar de reajuste. Estamos no fim de junho, isto é inaceitável”, resume a coordenadora de Organização e Patrimônio do Sinprosm, Juliana Moreira.

As informações completas sobre a paralisação de 6 de julho e a assembleia serão anunciadas nos próximos dias.

RESPONSABILIDADE FISCAL

Sobre a justificativa da responsabilidade fiscal, utilizada pela administração para protelar a revisão salarial anual para agosto, ignorando a data-base do funcionalismo municipal que é em março, o assessor jurídico Giorgio Forgiarini apresentou decisões de diversos tribunais de contas do país em que o pagamento do piso dos professores não foi considerado para cálculo do índice de pessoal. Dessa forma, não haveria impedimento para a revisão salarial mesmo acima do limite prudencial.

“Podemos, então, afirmar com segurança que questões orçamentárias, financeiras e de responsabilidade fiscal não avalizam, por si, a omissão do município em cumprir com o que é determinado por lei federal. Não há obstáculo jurídico algum ao pagamento do piso do magistério”, afirma artigo do advogado distribuído aos professores presentes.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Cumprindo determinações estatutárias, a coordenação sindical realizou a prestação de contas do ano fiscal de 2022. A coordenadora Marta Hammel, de Finanças, apresentou os números do receitas e despesas distribuídos por categorias. A Catto Assessoria Contábil, que presta assessoria ao Sinprosm, considera a situação financeira saudável.

INFORMES

Na abertura da assembleia, a coordenadora de professores aposentados, Vera do Monte, apresentou informes gerais.

Em razão da extensa campanha salarial, o Seminário Educação em Foco será realizado em março de 2024, em formato misto; o período inicialmente previsto era agosto de 2023. Já o Encontro de Professores Aposentados acontece no dia 17 de agosto, na sede do Sinprosm.

Também houve explicações sobre o Censo Previdenciário em curso pela Prefeitura. O prazo vai até o dia 31 de julho, obrigatório para todos os servidores da ativa. Para maiores informações, acessar https://santamaria.censoprevidenciario.app.br/#/

Leia também:

TRABALHO

Professores municipais de Santa Maria definem greve em assembleia

TRABALHO

Sinprosm recebe convite do Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo

TRABALHO

Professores municipais de Sítio do Quinto/BA em greve por aumento de salário

TRABALHO

Prefeitura de Santa Maria só decidirá reajuste dos professores em junho

A ilusão cívico-militar

TRABALHO

Stap consegue reintegração para servidores aposentados

PREVIDENCIA

Após atos da greve na sexta, sindicalistas se reunirão, às 11 horas, no INSS em São Paulo

TRABALHO

Entidades sindicais organizarão ato público estadual em São Luís

POLITICA

Doria perde queda de braço e texto da Previdência SP sofre alterações

SOCIEDADE

Professores reprimidos na Câmara Municipal de SP

ECONOMIA

Confira como ficou o salário mínimo em 2018 em cada estado

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS