O último dia do Seminário será neste sábado, 16 de dezembro.
Leia também:

Advogado Clovis Renato, em palestra. Na mesa, Chiquinho dos Padeiros
O advogado Clovis Renato, doutor em Direito com tese sobre os direitos fundamentais em âmbito sindical, fez na sexta, 15 de dezembro de 2023, a palestra do terceiro dia do Seminário de Planejamento e Organização para 2024 do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, em Caraguatatuba.
A folga quinzenal para as mulheres trabalhadoras foi a primeira questão apresentada na palestra. “Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, fizemos vários delineamentos sobre este tema e sobre a aplicação para categorias além do comércio”, informou Clovis Renato, “já que a questão do STF foi a constitucionalidade do artigo 386 da CLT, que trata sobre esta folga quinzenal aos domingos e o tratamento diferenciado para a mulher, artigo 7º, inciso 20 da Constituição, para incentivar o mercado de trabalho no Brasil para as trabalhadoras”.
O segundo tema apresentado pelo Dr. Clovis foi o julgamento sobre o índice de correção das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que está suspenso no Supremo Tribunal Federal (STF) em razão de o ministro Cristiano Zanin pedir vista. Até o momento o placar do julgamento é de 3 votos a 0 para considerar inconstitucional o uso da Taxa Referencial (TR) para remunerar as contas dos trabalhadores. Pelo entendimento, a correção não pode ser inferior à remuneração da poupança.
O terceiro tema questionou as práticas antissindicais que o movimento sindical brasileiro enfrenta e que também prejudicam a classe trabalhadora. “Especificamente em pontos ligados ao direito de greve e ao ‘direito de oposição’ na questão da contribuição e filiação ao sindicato”, disse Dr. Clovis.
E o tema final abordado pelo advogado foi a questão da decisão do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade da contribuição assistencial/negocial, tanto para sócios quanto para não sócios, por acordo ou convenção coletiva, com a garantia do direito de oposição.
O último dia do Seminário será neste sábado, 16 de dezembro.
Leia também:
A menor abstenção em 20 anos registrada no segundo turno das eleições
Acesso gratuito à cultura é prioridade para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
USTL critica aumentos do IPTU e da TSU superiores aos reajustes salariais em
Sinthoresp alerta para golpe de falsos advogados
Seminário da IndustriALL: sindicalistas debatem democracia e direitos
SINTRABOR define datas dos sorteios para fim de ano na Colônia de Férias
Fessp-Esp repudia decisão do STF sobre policiais penais
Trabalhadores do teleatendimento aprovam pauta para 2027
STIEESP amplia benefícios com duas novas parcerias
Rede Mundial de Sindicatos da Indústria Farmacêutica debate futuro do setor
Festa das Crianças do STIAM reúne mais de 650 pessoas
Sinpospetro RJ reforça luta pelos direitos das mulheres
USTL saúda resultado das eleições e defende união pelo desenvolvimento do Brasil
Médicos da Atenção Básica de Natal terão incentivo financeiro
Metalúrgicos de SP convocam assembleia decisiva para 6 de novembro
Greve histórica da Metalúrgica Avibras será tema de livro
0 comentários