PUBLICADO EM 05 de maio de 2023

Ministra da Saúde recebe documento em defesa do IPE Saúde

Frente dos Servidores Públicos da Saúde do RS (FSP) entregaram documento em defesa do instituto solidário da Saúde/Foto: Fabiana Reinholz

Frente dos Servidores Públicos da Saúde do RS (FSP) entregaram documento em defesa do instituto solidário da Saúde/Foto: Fabiana Reinholz

Os sindicatos que representam os servidores estaduais conversaram com a ministra da Saúde, Nísia Verônica Trindade Lima, sobre a situação do IPE Saúde. Em encontro que ocorreu na manhã desta sexta-feira (5/5), durante o 1º Fórum Social das Periferias de Porto Alegre, na Vila Cruzeiro, representantes da Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP) entregaram documento em defesa do instituto solidário para que o ministério seja parceiro nesta causa.

No documento, os servidores alertam sobre os impactos que o projeto do governo do Estado para o IPE Saúde poderá acarretar ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Se a proposta do governador Eduardo Leite for aprovada, o SUS poderá entrar em colapso por conta do elevado número de usuários que irão deixar o IPE Saúde”, comenta o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros. O dirigente e a diretora do sindicato Angela Antunes participaram da entrega do documento com os dirigentes do Sindjus, SIMPE, SindTCE e Afocefe, representando a FSP.

Considerando os impactos para o SUS e a saúde de milhares de trabalhadores e trabalhadoras do Rio Grande do Sul, os servidores solicitaram que a ministra da Saúde postule junto ao governo do Estado o estabelecimento de uma mesa de negociação para o debate sobre a proposta de reestruturação do IPE Saúde.

A atividade contou com a presença das deputadas federais Daiana dos Santos (PCdoB), Maria do Rosário (PT) e Reginete Bispo (PT) e do deputado federal Elvino Bongahs (PT), da secretária adjunta de Secretaria Estadual da Saúde, Ana Costa, e do secretário Municipal de Saúde, Mauro Sparta. Também estava presente o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta.

Leia também: Negociações com as prestadoras estão concluídas; SINTETEL convoca assembleias!

COLUNISTAS

QUENTINHAS