PUBLICADO EM 10 de jan de 2019
COMPARTILHAR COM:

Metalúrgicos SP lançam exposição fotográfica dos 86 anos do Sindicato

No último dia 27 de dezembro, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Mogi e Região completou 86 anos de história na defesa dos interesses dos trabalhadores da categoria.

Foto: Arquivo Sindicato

Por Fábio Casseb – Como parte das comemorações, o Sindicato vai lançar, no próximo dia 17 de janeiro, às 10 horas, em sua sede, na Rua Galvão Bueno, 782, no Bairro da Liberdade, em São Paulo, a exposição fotográfica “86 Anos de Lutas e Conquistas”.

A exposição, que ficará em cartaz até 15 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9h às 16h, terá entrada gratuita. Serão expostas fotos recentes e antigas da entidade (fundada em 1932) e da categoria metalúrgica em assembleias, eventos, protestos e greves e .

Entre as fotografias do acervo, haverá uma imagem de Manoel Fiel Filho, metalúrgico morto pela ditadura em 17 de janeiro de 1976, com o telegrama de protesto do Sindicato enviado ao governo militar.

O 17 de janeiro tornou-se o Dia Municipal do Delegado Sindical Metalúrgico, em homenagem a Manoel Fiel Filho. Por isto, a exposição será aberta nesta data. Outra foto mostra o Sindicato recebendo em 1981 o prêmio Wladimir Herzog.

Organizada pelo Sindicato, a exposição conta com o apoio da Força Sindical, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM/Força Sindical) e do Centro de Memória Sindical e será aberta, a partir das 10 horas, ao público.

Miguel Torres, presidente do Sindicato, destaca que em todos estes anos, de pioneirismo, resistência e vanguarda, o Sindicato defendeu a unidade de ação sindical na luta pelos interesses da classe trabalhadora. “Mobilizamos os trabalhadores em inúmeras ações por melhores condições de trabalho, aumentos de salário e mais direitos.”

O acervo é composto por cerca de 80 fotos retiradas dos arquivos do Sindicato, de jornais e dos fotógrafos que prestaram serviço ao longo destes 86 anos ao Sindicato. A exposição vai contemplar o público com momentos marcantes desta longa jornada de um dos maiores e mais combativos sindicatos da América Latina e do Mundo.

“Os metalúrgicos lutaram, juntamente com o Sindicato, pela redemocratização, contra o autoritarismo, por avanços dos direitos da classe trabalhadora na Constituição Cidadã de 1988, pelo estado democrático de direito e pelas liberdades duramente conquistadas ao longo das últimas três décadas”, ressalta Torres.

O sindicalista lembra que a entidade segue ao longo destes anos ampliando o patrimônio e os benefícios dos metalúrgicos, organizando assembleias, protestos, greves e ações permanentes nas portas de fábrica, garantindo importantes conquistas e avanços. “Participamos das ações unificadas do movimento sindical pela retomada do desenvolvimento econômico do País, com valorização da indústria nacional, geração de emprego, trabalho decente, salário digno, melhores condições de trabalho e de vida, justiça social, cidadania e mais direitos para a classe trabalhadora e para a sociedade brasileira em geral”, aponta.

AGENDA: Lançamento da exposição fotográfica “86 Anos de Lutas e Conquistas”

Data: 17 de janeiro de 2019
Horário: 10 horas
Local: sede do Sindicato dos Metalúrgicos SP
Endereço: Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo/SP

Exposição ficará em cartaz do dia 17 de janeiro até 15 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9h às 16h, com entrada gratuita.

com informações do Sindicato

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS