PUBLICADO EM 03 de maio de 2022
COMPARTILHAR COM:

Metalúrgicos da Renault aprovam 72h para empresa apresentar nova proposta de PLR

Trabalhadores do 1º turno da Montadora (turno que corresponde a maioria da linha de produção) aprovaram na manhã desta terça-feira (03) o prazo para que a empresa apresente nova proposta. Hoje à tarde o encaminhamento será ratificado com os trabalhadores do 2º turno

Na manhã desta terça(03) os metalúrgicos do 1º turno da Renault aprovaram em assembleia liderada pelo SMC na porta de fábrica prazo de 72h para a montadora se reunir com o Sindicato e apresentar nova proposta de PLR (2022/23) junto ao Ministério do Trabalho.

Hoje à tarde o encaminhamento será ratificado com os trabalhadores do 2º turno.

(O 1º turno corresponde a maioria da linha de produção)

O ajuste reivindicado na nova proposta refere-se principalmente ao atingimento das metas (198 mil veículos ano) já que a empresa alterou as bases do Acordo Coletivo de Trabalho(ACT) firmado em 2020, conquistado após a greve dos 747.

O número de trabalhadores reduziu de cerca de 7 mil(2020) para cerca de 5 mil atualmente e velocidade da linha de produção baixou de 60 p/hora (2020-2 turnos) para 52 p/hora – 27p/hora (2022-1 turno e meio).

Mesmo atingindo os 198 mil automóveis no ano, o valor total projetado da PLR (R$ 15.400,00), está abaixo do esperado, inclusive inferior aos acordos fechados nas autopeças.

“Sabemos que estabelecemos um acordo de 4 anos, mas de 2 em 2 anos a legislação obriga fazer novo acordo”, alertou o presidente do SMC, Sérgio Butka, na porta de fábrica.

Caso não haja avanço até esta sexta-feira (6) um greve por tempo indeterminado poderá ser deflagrada.

Situada em São José dos Pinhais, a Renault emprega cerca de 5 mil trabalhadores que produzem os modelos Duster, Captour, Kwid, Sandero, Logan, Oroch e Master. A unidade brasileira ainda conta com uma fábrica de motores.

Fonte: SMC

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS