por Fábio Casseb – Marina Silva divulgou nota, na sexta-feira (16), em suas redes sociais considerando a intervenção militar no Estado do Rio de Janeiro uma medida extrema para lidar com a grave situação na segurança pública do Estado.
No texto, Marina destaca a incapacidade do governo estadual do Rio de enfrentar as milícias, o crime organizado e a escalada da violência, que tem ceifado e ameaçado a vida da população. “É uma realidade que também aflige outras regiões do país”, alerta.
Ao final, ela diz que “espera” que a intervenção tenha sido “precedida do mais responsável planejamento”. “Esperamos que a respectiva execução, de fato, traga a devida proteção e amparo à sofrida população do Rio, em lugar de aumentar suas agruras”.
Leia a seguir a íntegra:
“O decreto de intervenção do presidente Michel Temer é uma medida extrema para lidar com a situação grave de segurança pública no estado do Rio de Janeiro.
A incapacidade do governo estadual do Rio de enfrentar as milícias, o crime organizado e a escalada da violência, que tem ceifado e ameaçado a vida da população, é uma realidade que também aflige outras regiões do país.
A crise política e administrativa no estado agrava ainda mais a situação.
Essa medida imediata de intervenção reflete também a inação de sucessivos governos federais que negligenciaram a pauta da segurança pública deixando apenas para os estados a responsabilidade de enfrentar um problema complexo, que deveria ser tratado de maneira nacionalizada e integrada entre os entes federativos para promover ações mais efetivas e duradouras.
No âmbito de uma federação democrática, a medida mais traumática é a intervenção federal. Só espero que esta tenha sido precedida do mais responsável planejamento, para que a respectiva execução, de fato, traga a devida proteção e amparo à sofrida população do Rio, em lugar de aumentar suas agruras.”