PUBLICADO EM 24 de set de 2018
COMPARTILHAR COM:

Inclusão de deficientes no mercado de trabalho é tema de debate em Curitiba

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba iniciou ontem (20) o Seminário “A Inclusão Social das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”. A iniciativa, que faz parte da agenda de ações com o objetivo de levantar a bandeira de inclusão, continua nesta sexta (21) – data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

Segundo o diretor Osvaldo Silveira, coordenador do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho, trata-se de um esforço permanente da entidade visando à criação de uma cultura de inclusão do trabalhador com deficiência.

“Isso envolve a preparação dos dirigentes sindicais, com eventos e palestras sobre o tema. Um dos resultados é esse seminário sobre inclusão que realizamos”, disse à Agência Sindical. O dirigente explica que o objetivo é estimular o aumento de vagas preenchidas nas fábricas e empresas por portadores de necessidades especiais.

O primeiro dia do evento teve a participação de trabalhadores de várias categorias, lideranças sindicais e autoridades de várias instituições. A principal palestra foi ministrada pelo desembargador Ricardo Tadeu Marques Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), o primeiro juiz cego do Brasil.

Desembargador Ricardo Tadeu Marques Fonseca, do TRT-PR, o primeiro juiz cego do Brasil

Cartilha – Além de diversos painéis, abordando diferentes aspectos do tema, um dos destaques do segundo dia do seminário será o lançamento da cartilha ‘Inclusão é Atitude! Qual é a Tua?’ – elaborada pelo Espaço da Cidadania, instituição ligada aos metalúrgicos de Osasco.

Osvaldo Silveira ressalta que será elaborado um documento, sistematizando o conteúdo dos debates e palestras. “Após o evento, iremos nos reunir com sindicatos patronais e entregar o documento com as conclusões desse seminário”, diz.

Leia também: Sindicato visita a base comerciária

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS