Depois de uma surpreendente vitória do Santos no Centenário em Montevidéu, o Peñarol venceu o Peixe em Santos, a decisão da Copa Libertadores da América de 1962 foi realizada em campo neutro: o mítico Estádio Monumental de Nunes, em Buenos Aires, na Argentina.
Sessenta mil torcedores presenciaram as 2 equipes que seriam os dois melhores times sul-americanos da década de 60: o então campeão brasileiro e paulista de 1961: o Santos de Pelé, Coutinho, Dorval e Pepe e o então bicampeão da Copa Libertadores da América, da Copa Intercontinental de Clubes de 1961 e bicampeão uruguaio no início de 1962: o Peñarol de Spencer, Pedro Rocha, Sasia e Joya.
Neste 3° e último duelo, que foi realizado em 30/08/1962 no Estádio Monumental de Nuñes em Buenos Aires, a dupla Pelé e Coutinho ‘enlouqueceu’ a defesa carbonera com dribles e tabelinhas em alta velocidade goleando o time do Peñarol por 3 x 0 e com 1 gol de Coutinho e 2 gols de Pelé conquista o primeiro título da Copa da Libertadores da América e o primeiro título da competição conquistado por um time brasileiro.
Time do Santos contra o no Estádio Monumental de Nuñes contra o Peñarol no jogo do título da Copa Libertadores da América de 1962:
Em pé: Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gylmar e Mauro.
Agachados: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.
Alva
Este texto é realmente uma grande ajuda para as pessoas que
estão em busca de bons conteúdos. Parabéns.