PUBLICADO EM 23 de mar de 2018
COMPARTILHAR COM:

Gaiteiro Gilberto Monteiro, 30 anos influenciando gerações

O gaiteiro gaúcho Gilberto Monteiro lançou seu primeiro e clássico disco “Pra ti, Guria”, em 1987. Monteiro é autor do sucesso “Milonga para as Missôes”, que inaugurou a carreira do conterrâneo Borghettinho. Um dos músicos mais respeitados do Rio Grande do Sul, ele segue influenciando novos artistas, como o grupo Yangos, recentemente indicado ao Grammy Latino.
Por Fernando Rosa
 

Gaiteiro Gilberto Monteiro

O disco, ainda em formato LP, Pra Ti Guria completou 30 anos em 2017, afirmando-se como uma das grandes obras da música gaúcha. Gravado pelo gaiteiro Gilberto Monteiro, o disco influenciou seguidas gerações, como os atuais Yangos, desde seu lançamento, pela gravadora Continental, em 1987. Antes, ele já havia inspirado Renato Borghetti que gravou Milonga para as Missões em seu disco de estréia, Gaita Ponto, lançado em 1984. O disco ganhou versão em CD nos anos noventa e, depois, novamente nos anos 2000.

 
O disco Pra Ti Guria foi gravado em Buenos Aires, com participação de Antonio Tarrago Ros e Raulito Barbosa – dois mestres da gaita/acordeon argentina. Outros nomes presentes no disco são Rodolfo Regunaga (percussão), Mono Pereira (guitarón e violão), José Bragato (cello), Alfredo Ramos (baixo), Angel D’Avila (Ovation e violão), Tapon Garcia (Sapucaí) e Pedro Guerra (violão). O futuro parceiro de shows, o violonista Lúcio Yanel, também participa do disco.
 
O disco abre com Prelúdio de beija-flor, uma incrível canção que traduz toda a genialidade do músico gaúcho, nascido em Santiago, no interior do estado. Na música, assim como nas demais canções do disco, Monteiro mostra o poder de transformar canções tradicionais em peças clássicas, com sofistificação instrumental e reverencia cultural. Qualidade reconhecida pelo Dicionário da MPB, de Ricardo Alvim, para o qual Gilberto Monteiro “é considerado um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul”.
Ouça aqui
Fernando Rosa é jornalista, produtor cultural, editor do portal Senhor F e colaborador do site Rádio Peão Brasil.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

  • João Carlos Pereira Lima

    Sou paranaense de Campina da Lagoa, mas, cresci ouvindo música gaúcha, através da rádio gaúcha e farroupilha, principalmente do nosso saudoso Teixerinha. Atualmente, moro em São Paulo, mas, o coração pede para ouvir uma boa música gauchesca. Gilberto Monteiro nos faz viajar por lugares que ainda não visitamos. Curioso né…Excelente bom gosto!

  • Cesar A. S. Pereira.

    Procuro cds de Gilberto Monteiro na internet e não encontro. Pode informar onde encontro. Abs.

QUENTINHAS