PUBLICADO EM 10 de abr de 2024
COMPARTILHAR COM:

EUA: amor pelos animais leva à organização sindical

amor pelos animais - gatos

Amor pelos animais: Gatos no Austin Cat Shelter. Os trabalhadores que cuidam de animais estão organizando um sindicato preocupados tanto com suas condições de trabalho quanto com o bem-estar dos animais.

Em Austin, Texas, os trabalhadores amam os cães e gatos que cuidam em seus abrigos – e é por isso que os humanos que cuidam deles estão se organizando com os Maquinistas.

Eles querem “um verdadeiro lugar à mesa” para defender os animais, não apenas eles próprios.

Segundo informações do site People’s World, os trabalhadores partilham os objetivos do abrigo, expressos no seu website, de cuidar e eventualmente encontrar lares para animais “com maior risco de eutanásia” na capital do Texas e arredores. Mas apesar dos “programas inovadores”, eles precisam de reforços.

Os trabalhadores estão se organizando para isso.

“Estamos fazendo isso pelos nossos trabalhadores e pelos nossos animais”, diz Ryan Martinez, um dos líderes da campanha de organização gerada pela equipe no grande abrigo de animais de Austin, Texas. Se os Austin Pets Allied Workers vencerem as próximas eleições sindicais, “isso tornará as nossas vidas mais sustentáveis” através de melhores salários e melhores condições de trabalho.

“E tornará as suas vidas mais sustentáveis” através de melhores cuidados no que será – assim esperamos – um edifício novo e melhorado, disseram Martinez e o seu colega Ellis Avallone numa entrevista telefónica.

Atualmente as condições no abrigo “não são seguras” para os animais. Isso porque o abrigo fica em um prédio histórico, mas em ruínas. Uma mudança está pendente, mas os trabalhadores ainda não sabem os detalhes.

Os perigos prejudicam os funcionários amantes dos animais – que são tão dedicados aos que até conseguiram encontrar casas particulares, com aquecimento, para a maioria deles durante a grande tempestade de gelo e nevasca no Texas no inverno passado que cortou a energia em todo o Estado da Estrela Solitária.

“As condições de vida dos nossos animais são as nossas condições de trabalho e os espaços podem ser perigosos também para nós”, diz Martinez. “Os cachorros estão do lado de fora e isso é um desafio em um lugar como o Texas”, que é tão quente que quase os jogos da liga principal de beisebol no estado são noturnos, sob cúpulas com ar-condicionado, ou ambos.

“Queremos condições de trabalho seguras e sustentáveis – condições que sejam importantes para cuidar dos animais”, acrescenta Avallone.

Os Austin Pets Allied Workers apresentaram cartões de reconhecimento eleitoral em 4 de abril ao escritório do National Labor Relations Board, que cobre Austin. O abrigo conta com aproximadamente 200 trabalhadores e 55% deles assinaram cartões para uma eleição visando reconhecimento para o IAM Distrito 776.

amor pelos animais

Trabalhadores que cultivam amor pelos animais, se organizam para dirigir sindicato

Eles são o segundo grupo de cuidados com animais – e o maior nos EUA – a concorrer a uma eleição com os maquinistas. A primeira, em Chicago no ano passado, foi organizada com a ajuda do Sindicato Nacional de Profissionais Veterinários, com sede na Califórnia, que também ajudou na campanha de Austin. A campanha de Chicago superou o destruidor de sindicatos que a Tree House Humane Society, um abrigo para gatos na Western Avenue, no extremo norte de Chicago, trouxe. A votação foi de 14 votos a 4 após uma campanha de um mês.

Os trabalhadores de Austin solicitaram à administração o reconhecimento voluntário do cheque do cartão, mas a administração recusou. Então, eles irão para uma votação no NLRB no final de abril. Até agora, disseram os dois, a administração não se envolveu numa campanha antissindical. Mas os trabalhadores fazem uma forte campanha para ganhar a votação, caso a administração inverta o rumo.

A campanha de organização levou os trabalhadores do abrigo a criar laços entre si e com a comunidade, relataram os dois. “A resposta da comunidade tem sido fantástica”, diz Ellis, com mais de 250 assinaturas e contando com residentes numa petição pró-trabalhadores.

Tradução: Luciana Cristina Ruy

Leia também:

Abril Laranja: mês da conscientização contra a crueldade animal

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS