PUBLICADO EM 28 de ago de 2023
COMPARTILHAR COM:

CUT 40 anos: desafio é garantir direito do trabalhador

CUT 40 anos: O presidente da CUT, Sérgio Nobre, durante sessão solene em homenagem aos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Foto: Leandro Gomes/ CUT-DF

“Nós temos que trazer todo mundo para dentro do sistema sindical, para que possam se organizar e para que possam lutar pelos seus direitos”, defendeu nesta segunda-feira (28) o presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre.

A maior Central sindical da América Latina completou 40 anos neste 28 de agosto.

Sérgio Nobre destacou que um dos principais desafios do movimento sindical brasileiro atualmente é o de incluir as categorias que hoje estão desprotegidas.

“Metade da classe trabalhadora não tá nessa condição [de ter proteção trabalhista. São microempreendedores, são autônomos que trabalham por aplicativo e que não têm direito nenhum e estão fora da proteção social”, explicou.

Duas prioridades da CUT 40 anos

Ele citou entre as prioridades da CUT duas mesas de negociações abertas com o governo federal, sendo uma para “atualizar o modelo sindical e fortalecer a negociação coletiva” e a outra para “encontrar uma proteção para os trabalhadores de aplicativo”.

“Se a gente tiver sucesso, o Brasil vai ser o primeiro caso de uma proteção nacional pra esses trabalhadores em aplicativo, e de um modelo sindical que vai servir de referência para o mundo”, disse.

Confira o vídeo da solenidade de comemoração dos 40 anos da CUT na Câmara dos Deputados:

Mais notícias sobre CUT

Talvez você goste:

Exibição de filme e ato solene celebram o centenário de João Goulart

 

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS