PUBLICADO EM 16 de jan de 2020
COMPARTILHAR COM:

CTB promove 1º Encontro da Juventude Trabalhadora sexta e sábado em SP

Para debater o cenário preocupante enfrentado atualmente pela juventude, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil realiza sexta e sábado (17 e 18), em São Paulo, o 1º Encontro Nacional da CTB Jovem.

Com o tema “Queremos Futuro!”, o encontro deve reunir cerca de 150 lideranças (com até 35 anos) de todo Brasil. Segundo Luiza Bezerra, diretora de juventude da Central, entre os convidados “estarão figuras importantíssimas para o debate sobre a realidade e perspectiva de trabalho para a juventude”.
Cenário – No Brasil, a realidade da juventude no mercado de trabalho é marcada pela alta taxa de desemprego, que afeta 30% dos jovens. A informalidade é outro problema: cerca de 70% dos trabalhadores e trabalhadoras na faixa entre 18 e 29 anos não têm Carteira assinada.
“Bolsonaro promete a ampliação dos postos de trabalho àqueles que estão em busca do primeiro emprego através da MP 905. Porém, o que vemos é a ampliação da falta de perspectiva para os jovens, com a desoneração de encargos sociais e trabalhistas pagos pelos patrões, a taxação dos desempregados, a redução do adicional de periculosidade, FGTS, multa rescisória e até mesmo novas (e piores) modalidades para o recebimento do 13º salário”, afirma Adilson Araújo, presidente da CTB.
Acompanhe – A atividade será realizada no Sindicato do Trabalhadores em Saneamento, Esgoto e Meio Ambiente de SP (Sintaema), na avenida Tiradentes, 1323, Armênia, São Paulo, SP. Os debates também serão transmitidos ao vivo pelo Facebook da entidade.
Confira a programação:
17 de janeiro (sexta-feira)
9 horas – Mesa de abertura
10 horas – Queremos futuro: o papel da juventude em tempos de crise
13 horas – Pausa para almoço
14 horas – As mudanças no mercado de trabalho e os impactos na juventude
17 horas – Lançamento livro “A situação Juvenil na Agricultura Familiar”, do professor Nilson Weisheimer
18 de janeiro (sábado)
 
9 horas – Organizar a juventude trabalhadora brasileira
14 horas – Plenária final
Aprovação do documento base, resoluções e moções. Escolha da Coordenação Nacional da CTB Jovem.
17 horas – Encerramento

 

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS