PUBLICADO EM 31 de mar de 2021
COMPARTILHAR COM:

Covid-19: Garis de BH fazem greve para salvar vida dos trabalhadores

Categoria é linha de frente no combate ao covid e não interrompeu atividades durante as medidas de restrição impostas pelo governo e pela prefeitura para diminuir a circulação do vírus

Na tarde desta terça-feira (30), os garis de Belo Horizonte deflagraram greve com o objetivo de incluir a categoria na lista de prioridades contra o Covid-19.

A categoria, que é trabalho essencial, não interrompeu suas atividades durante as medidas de restrição impostas pelo governo e pela prefeitura para diminuir a circulação do vírus, o que coloca os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza na linha de frente no combate a pandemia.

Segundo Paulo Roberto da Silva, presidente do Sindeac (Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios em Empresas de Prestação de Serviços em Asseio e Conservação), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), várias tentativas têm sido feitas nos três níveis de governo (municipal, estadual e federal), mas até o momento não houve nenhuma definição efetiva e oficial sobre a vacinação urgente da categoria. A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a inclusão dos garis no plano de vacinação, mas não previu datas e nem critérios para a imunização.

“Os trabalhadores da limpeza urbana estão adoecendo e não podemos ficar de braços cruzados. Eles estão na linha de frente desde o início da pandemia, expostos permanentemente aos riscos de contaminação. Aguardamos que as autoridades se pronunciem no decorrer do dia, caso contrário a greve será deflagrada”, afirma Paulo Roberto.

Desde a última sexta-feira, equipes do Sindeac estão percorrendo as garagens e as ruas de Belo Horizonte para mobilizar e organizar os garis. Faixas foram afixadas em vários pontos da capital. Com o slogan “Vida de gari importa” e “Vidas que preservam vidas”, o objetivo é também conscientizar e pedir o apoio e a compreensão da população.

Fonte: UGT

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS