PUBLICADO EM 17 de abr de 2018
COMPARTILHAR COM:

Costureiras de São Paulo debatem conjuntura política e econômica

O Secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, ministrou no último sábado, dia 14, a palestra com o tema “Conjuntura Política e Econômica e os Reflexos na Classe Trabalhadora” que contou com uma plateia de centenas de trabalhadores do setor do vestuário, no Sítio Escola do Sindicato das Costureiras, em Mogi das Cruzes.

costureiras

Foto: Arquivo

Costureiras_Convidado pelo sindicato da categoria, João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário Geral da Força Sindical, fez um breve histórico sobre as lutas brasileiras e as conquistas políticas e sociais advindas da união e da mobilização da população e dos trabalhadores e ainda destacou a importância da participação dos trabalhadores na política nacional. “Este ano teremos que fazer escolhas de caráter político e que terão reflexos em toda a nossa vida e que definirão que tipo de país vamos querer para nós e para as futuras gerações. Portanto, é muito importante que cada um se informe muito bem, analise propostas e, em outubro, faça a sua escolha com consciência”, afirmou o dirigente.

Para o Secretário geral, o país está passando por uma fase muito difícil por causa da baixa atividade econômica. “O desemprego atinge, principalmente, os mais jovens, que são o futuro do país. É necessário que o governo adote uma política que promova a retomada do desenvolvimento, somente assim os empregos se recuperarão”.

Para a Presidente do Sindicato das Costureiras e vice-presidente da Força Sindical Nacional, Eunice Cabral, a democracia só se constrói com a participação efetiva da população e isso não acontece somente na hora de votar. “Votar com consciência é apenas uma etapa do processo democrático. Uma vez eleito, devemos fiscalizar o trabalho de nossos representantes, para ter certeza de que suas promessas serão cumpridas”, afirmou Eunice.

Juruna completou dizendo que eventos como esses são importantes para a construção de uma identidade trabalhadora e a tão sonhada consciência de classe “Atividades como essas são importantes. O trabalhador precisa de informação e formação para poder tomar suas decisões. E não há instituição melhor que o sindicato para esclarecer a sua categoria”, completou.
O seminário para os trabalhadores do vestuário ocorre mensalmente no Sítio Escola do Sindicato, localizado em Mogi das Cruzes.

 

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS