PUBLICADO EM 26 de dez de 2017
COMPARTILHAR COM:

Consumo das famílias deve puxar novamente economia em 2018

Com os juros mais baixos, o menor endividamento dos consumidores, a melhora do mercado de trabalho e a reação do crédito, o consumo das famílias tende a crescer entre 3% e 4%, depois de avançar algo como 1% em 2017.

O consumo das famílias vai impulsionar a economia também em 2018, tendo o investimento das empresas e do setor público como coadjuvante. Esta é a avaliação predominante em bancos e consultorias, que apostam em expansão do PIB na casa de 1% neste ano e de 2,5% a 3% no ano que vem.

Com os juros mais baixos, o menor endividamento dos consumidores, a melhora do mercado de trabalho e a reação do crédito, o consumo das famílias tende a crescer entre 3% e 4%, depois de avançar algo como 1% em 2017. Para o investimento, diversos analistas veem alta na casa de 6% ou um pouco mais no ano que vem, variação que parece forte, mas que se dá sobre uma base muito fraca.

O Ministério da Fazenda tem visão mais otimista sobre o investimento. Prevê expansão de dois dígitos em 2018. Para analistas de bancos e consultorias, porém, o consumo das famílias, com peso de quase dois terços no PIB, é que continuará a puxar a economia.

Fonte:Valor Econômico

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS