Um novo governo foi iniciado este ano no Brasil, mas os problemas continuam os mesmos e vão persistir por um bom tempo, já que não se resolve nada da noite para o dia. O mais importante em 2019 é que a nova gestão coloque o país nos trilhos com ações eficientes para o crescimento com geração de emprego.
Algumas atitudes urgentes devem ser tomadas para sairmos de uma crise econômica que perdura há mais de 4 anos. Uma das prioridades são as políticas públicas para o aumento de vagas no mercado de trabalho, que deem condições e benefícios aos trabalhadores.
Não adianta pensar na melhoria da economia com milhões de desempregados. A falta de trabalho aumenta a desigualdade social e os problemas relacionados a ela.
Além do mercado de trabalho urbano, é necessário nos preocuparmos também com o trabalho rural. Dar condições aos pequenos agricultores, já que segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é o setor que garante o sustento das famílias brasileiras.
Os aposentados também não podem ficar de fora. O aumento do benefício é essencial para que tenham condições de se manter e de ter uma vida digna.
Em 2019, temos muito o que fazer. Tirar o Brasil da crise deve ser o objetivo de todos nós.
Paulinho da Força – deputado federal e presidente nacional do Solidariedade
Donizetti Aparecido Martins
As Centrais Sindicais tem uma agenda para conversar com esse novo governo. Pelo que estamos vendo eles não estão nem um pouco preocupados com o movimento sindical.
STIAEB-Dourados e Ponta Porã-MS.