PUBLICADO EM 26 de nov de 2024
COMPARTILHAR COM:

Colunista: Milton Cavalo

É preciso saber separar as instituições de aposentados sérias daquelas golpistas

Não é de hoje que há, em parte da sociedade brasileira, um movimento para destruir o sindicalismo no país. E essa ação chega agora às entidades que representam e defendem os direitos dos aposentados, com divulgações e assédio para que associados peçam desfiliação e restituição de mensalidades pagas.

Atualmente existem 37 entidades com autorização para solicitar desconto de mensalidades nos benefícios de aposentadorias e pensões junto ao INSS. Não quero dizer que não existam problemas, como mostrou levantamento do próprio Ministério da Previdência Social e do Tribunal de Contas da União.

Mas a atitude criminosa de algumas instituições não pode prejudicar quem há mais de duas décadas atua para garantir qualidade de vida aos beneficiários do INSS. O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi nasceu no ano 2000 com o propósito de atuar junto com os aposentados na luta por seus direitos. E nunca desviou de seu propósito.

Hoje, com mais de 300 mil associados, o Sindnapi coleciona vitórias e acumula sucesso na sua empreitada. A antecipação do 13º para os beneficiários, a correção dos valores no início do ano, o reajuste do salário mínimo acima da inflação são alguns exemplos de pautas defendidas pelo sindicato.

E não nos limitamos a isso. Hoje o Sindnapi possui um Departamento Jurídico que dá orientação e apoio aos associados nas mais diversas questões que envolvem a Previdência Social.

Além disso, se preocupa com o lazer dos aposentados, com eventos na sua sede e nas 80 subsedes pelo Brasil, com bailes da terceira idade, excursões, além de aulas de dança, ginástica, violão, línguas. Também oferecemos cursos profissionalizantes.

São diversos serviços oferecidos aos associados e, em alguns casos, também aos seus familiares, como as colônias de férias e o Hotel dos Aposentados Paulo Zanetti.

Tudo feito com muita clareza e de forma legal. Tanto que o Sindnapi há mais de 10 anos realiza o processo de associação com biometria facial, algo que o INSS se prepara para implantar no próximo ano.

Defendemos a investigação e a punição daqueles que estão dando golpe nos aposentados, com desconto de mensalidade sem o devido retorno em prestação de serviços. Mas também entendemos que não se pode colocar todas as instituições de apoio aos aposentados em um único balaio. Existe muita gente séria que está realmente preocupada com essa população que cresce a cada ano.

Milton Cavalo, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos – Sindnapi

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS