PUBLICADO EM 28 de fev de 2025

É possível destinar parte do Imposto Renda para os idosos

Milton Cavalo fala sobre como destinar parte do Imposto de Renda para os Fundos da Pessoa Idosa. Entenda o processo e sua importância.

Para Milton Cavalo, o dia nacional dos aposentados é uma data importante para refletir e estabelecer metas para conquistar a qualidade de vida dos aposentados e pensionistas

Milton Cavalo, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos

O que é feito com o dinheiro da declaração do Imposto de Renda pago para a Receita Federal? Essa é, com certeza, uma questão que em algum momento deve ter passado pela cabeça dos contribuintes. Afinal, o dinheiro deve ter tido alguma destinação. Mas acompanhar essa aplicação do valor pago ao Leão não é tarefa fácil.

Mas existe uma forma importante de fazer com que uma parte do valor seja direcionada e possa ser rastreada. A legislação permite a destinação de 6% do Imposto de Renda Pessoa Física para os Fundos da Pessoa Idosa, tanto os municipais, como estaduais e o nacional.

Assim é possível acompanhar a destinação desses valores. E o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi inicia uma campanha para incentivar a doação desses valores durante as declarações do IR já neste ano.

É importante lembrar que as doações só podem ser deduzidas do Imposto de Renda se forem feitas no ano-calendário que está sendo declarado e se estiverem dentro dos limites estabelecidos pela Receita Federal.

É preciso destacar a importância da doação desses valores para oferecer melhor qualidade de vida ao idoso. Afinal, os recursos são administrados pelos Conselhos da Pessoa Idosa, que fazem a destinação através da análise de projetos apresentados pelas instituições de apoio à pessoa idosa e sua aplicação pode ser fiscalizada pelo doador.

COLUNISTAS

QUENTINHAS