O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra segue em sua quarentena produtiva nesta pandemia. Uma das formas que os assentados encontram de se proteger e de ajudar o próximo foi seguir com a produção orgânica de alimentos e suas doações. No Rio Grande do Sul, os Sem Terra que vendem seus produtos na Feira Agroecológica do Menino Deus, em Porto Alegre, também doam parte desses alimentos a cozinhas comunitárias e famílias carentes de periferias na capital.
A feirante e assentada Joselaine Cibulski, do Assentamento Integração Gaúcha, de Eldorado do Sul, explica como começou essa parceria com as cozinhas comunitárias. “Há três semanas, aproximadamente, eu vi uma postagem de um amigo que trabalha no Comitê Popular no Combate à Fome. Eles fazem quentinhas para dez cozinhas comunitárias, na Lomba do Pinheiro. A partir disso nós fizemos um contato, pois é cultural para nós da Feira Agroecológica do Menino Deus fazer doações do excedente do final da feira”, conta.
Segundo Joselaine, atualmente a produção de hortaliças é abundante, o que facilita o compartilhamento do alimento com os que precisam. No último final de semana, os feirantes doaram mais de 30 caixas de hortaliças para cozinhas comunitárias e famílias da Lomba do Pinheiro, na periferia de Porto Alegre.
Fonte: Fotos Públicas