PUBLICADO EM 01 de ago de 2018
COMPARTILHAR COM:

Porque trazer seu cachorro para o trabalho pode ser ótimo para (quase) todo mundo

Anna Jentoft não vai para o trabalho, na Amazon, em Seattle, sozinha. Sua Labradora negra de um ano, Franny, está quase sempre ao seu lado, sentada na mesa de Jentoft, enquanto ela está em chamadas e saudando outros funcionários da Amazon durante seus dias de trabalho.

Por Jennifer Calfas, para Time

Franny é um dos mais de 1000 cachorros na Amazon em Seattle, graças a política de trabalho dog-friendly da companhia. A gigante do varejo é parte dos 8% dos lugares de trabalho nos Estados Unidos que permitem que cachorros fiquem junto de seus donos no escritório, de acordo com a Society of Human Resource Management (Nota: Sociedade de Gestão de Recursos Humanos). É um salto de 5% de empregados, em 2013.

“Se eu só preciso tomar um fôlego depois de uma intensa reunião, eu a levo para um passeio, ou nós nos sentamos no chão e brincamos por uns poucos minutos”, disse Jentoft.

“Me traz conforto”.

Cachorros nos lugares de trabalho proporcionam mais suporte social para os empregados, assim como mais oportunidades para companheiros de trabalho interagirem numa configuração positiva, de acordo com um número de estudos. Suporte social, ou aquele sentimento de ser cuidado, também serve como “um fator chave se pessoas com sérias doenças mentais retornem ao trabalho, ou permanecem empregadas”, de acordo com um estudo de maio de 2017 publicado no “International Journal of Environement Research and Public Health”. (Nota: Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública).

Logisticamente, também, empregados que têm cachorros são capazes de evitarem faltar ao trabalho para irem para casa no meio do dia para alimentarem seus cachorros, ou rapidamente voltarem para casa no fim do dia, disse Jennifer Fearing, a coautora de “Dogs at Work: A Practical Guide to Creating Dog-Friendly Workplaces” (Nota: Cachorros no Trabalho: um guia prático para criar ambientes de trabalho dog-friendly). Esses peludos pets também podem fornecer uma oportunidade para colaboração entre departamentos, ela disse.

“Você descobre, ao andar através do escritório para brincar com um cachorro bonitinho, polinização cruzada entre seu trabalho”, ela disse. “Você realmente não teria a ideia de trabalhar junto, mas porque você engata uma conversação sobre o cachorro, você descobre uma oportunidade que produz alguma sinergia, que não existiria de outra maneira”.

A Amazon aponta para a experiência do empregado como a maior consideração com sua política dog-friendly. Cachorros têm sido centrais para os lugares de trabalho da Amazon por quase vinte anos, com um corgi galês chamado Rufus até cerimoniosamente clicando o mouse para lançar algumas das primeiras páginas da Amazon.com, Allison Leader, uma representante de comunicações da Amazon, disse. (Um dos prédios do campus da Amazon em Seattle é chamado Rufus).

Esse benefício extra ajudou a encorajar Jentoft a adquirir um cachorro, em primeiro lugar. Agora é uma política que ela fortemente valoriza se considerar outras oportunidades de emprego – na Amazon, ou em outro lugar – no futuro. “Agora que eu senti o gosto de como é, seria difícil para mim ir para outro lugar onde eu não possa tê-la comigo,” disse Jentoft.

Para empregadores, políticas dog-friendly podem ser adicionadas na lista de benefícios dos locais de trabalho feitas para atrair e manter talentos, particularmente a respeito dos millennials. “Isso ajuda a atrair e manter potencialmente top talentos na nossa organização, então é essencialmente traze-los pela porta e mantê-los em casa aspecto para instituir uma dessas políticas que o empregador pode ver o crescente benefício de tê-los”, disse Edward Yost, o gerente de relações de emprego e desenvolvimento na Society of Human Resource Management (Nota: Sociedade de Gestão de Recursos Humanos).

Mas nem todos os cachorros são perfeitos para esses ambientes – nem todos os empregados gostam de cachorros. Latidos podem seguir no cubículo da porta ao lado enquanto você está numa importante chamada, e o acidente ocasional pode danificar a propriedade da companhia. E algumas pessoas simplesmente não gostam de cachorros, ou são alérgicas. “A única pessoa que é quase garantida para se beneficiar de trazer o cachorro para o trabalho, é o dono daquele cachorro”, disse Anna Akbari, uma socióloga e autora que escreve sobre bem-estar e felicidade. “A probabilidade de todos no escritório terem essa mesma ligação e afinidade por seus animais é muito baixa”.

Assim sendo, locais de trabalho devem considerar protocolos com nuances antes de implementar um ambiente dog-friendly, disse Fearing. Se um cachorro mostra agressividade, ou morde uma pessoa, não seria permitido ao animal voltar ao escritório, por exemplo, e cada cachorro precisaria estar atualizado em suas vacinas.

Outros passos incluiriam requerer que as caminhas dos cachorros fossem lavadas uma vez por semana, assim como a implementação de filtros HEPA para fornecer alívio de alergias. Adicionalmente, seções ou andares do local de trabalho devem ser determinados como zonas sem cachorros, e os empregados levando seus cachorros para suas mesas deve pegar a menor rota possível para chegar lá, disse Fearing.

A cuidadosa implementação dessas regras e políticas são como um local de trabalho dog-friendly pode ser produtivo e eficiente, disse Fearing. É por isso que o Dia de Levar seu Cachorro ao Trabalho – um feriado não-oficial onde algumas companhias permitem que seus empregados tragam seus amigos de quatro patas para o local de trabalho por um dia – esse ano em 22 de junho, aterroriza Fearing.

“É uma desordem”, disse Fearing, “Não é o que parecem lugares de trabalho dog-friendly”.

 

Fonte: time.com

Tradução: Luciana Cristiana Ruy

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

  • rita de cassia vianna gava

    Depende do ambiente de trabalho pode ser bom para o cachorro e para o dono e as pessoas mas nem sempre

QUENTINHAS