O incentivo à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho com fornecimento de recursos de acessibilidade e tecnologias assistivas é bandeira histórica da Fecomerciários e seus 72 Sindicatos Filiados.
Também é assunto constante nas agendas parlamentares do seu presidente, Luiz Carlos Motta, Deputado Federal.
No Congresso Nacional citam-se dois projetos de lei de autoria do parlamentar:
1) O PL 3315/23 visa melhorias na acessibilidade em supermercados por obrigar a organização dos produtos em pilhas verticais nas prateleiras dos estabelecimentos, a fim de trazer benefícios significativos para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
2) Já o PL 5188/20 defende que as montadoras de veículos ficam obrigadas a produzir, no mínimo, um carro 0 km adaptado para pessoas com deficiência, a cada cem fabricados.
O engajamento do sindicalismo comerciário à causa, por sua vez, é demonstrado em diferentes ações e parcerias que a Federação desenvolve no Estado.
Um desses parceiros é o conceituado Espaço da Cidadania. Com ele, a Fecomerciários já cumpriu diversas agendas inclusivas e apoiou as edições de publicações conscientizadoras frente à questão.
O livro intitulado “Inclusão Já!”, cujo responsável é o sindicalista metalúrgico Carlos Aparício Clemente, conta com seis capítulos, distribuídos em 80 páginas. Esta e outras obras podem ser lidas na seção “Publicações” do Portal da Fecomerciários, entre elas: “Trabalho de Pessoas Com Deficiência e Lei de Cotas”, ” e “Inclusão e Atitude! Qual é a Sua?”.
Motta
“Pretendemos ampliar a inclusão por meio das nossas atitudes solidárias e de reponsabilidade social. Na Federação e na Câmara Federal unimos esforços para vencer obstáculos”.]
Leia também: