PUBLICADO EM 17 de maio de 2023
COMPARTILHAR COM:

17 de maio: Dia Mundial da Hipertensão Arterial

O Dia Mundial da Hipertensão Arterial, 17 de maio, foi criado para alertar a população sobre a importância da doença, que afeta cerca de 30% da população adulta em todo o mundo, ou seja, mais de um bilhão de pessoas, e acomete 25% dos brasileiros. A hipertensão é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente doença coronariana e acidente vascular cerebral, mas também para doença renal crônica, insuficiência cardíaca, arritmia e demência.

O controle da pressão arterial reduz em 42% o risco de derrame e em 15% o de infarto, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Por esse motivo, a aferição da pressão é uma medida essencial para o diagnóstico e o tratamento adequado. E os médicos alertam: todos, inclusive crianças a partir de 3 anos, não só podem como devem medir a pressão nas consultas médicas de rotina.

A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:

Fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física;

Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos, em diabéticos.

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:

  • Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
  • Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
  • Praticar atividade física regular;
  • Aproveitar momentos de lazer;
  • Abandonar o fumo;
  • Moderar o consumo de álcool;
  • Evitar alimentos gordurosos;
  • Controlar o diabetes.

Com informações de Sintrabor e Governo Federal

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS